Previsão do Tempo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ramón López Piñeiro, morreu a 27 de Agosto de 1990



Ramón Piñeiro López
Caricatura de Ramón Lópes Piñeiro
Ramón López Piñeiro (LáncaraLugo1915 - Santiago de CompostelaLa Coruña1990) foi um intelectual e político espanhol, que foi ativo na Galiza. Ele foi homenageado com o Dia da Literatura galega de 2009.
Esta é uma das figuras históricas da Galiza durante o século XX, a chave para permanecer no local após a Guerra Civil Espanhola (razão pela qual esteve preso entre 1946 e 1949).
Como intelectual, foi um dos fundadores e primeiros diretores do Galaxy editorial da revista e do Graal.
Politicamente, além de formar o Galeguista Mocidadefoi membro do Partido Galeguista e, mais tarde, durante a democracia espanhola, foi também membro independente do Parlamento da Galiza como parte da lista PSdeG-PSOE.
Como um intelectual, sua atividade principal foi tentar tirar a galega da sua componente política para se concentrar na sua componente cultural (a tendência seria conhecido desde então como Pineiro). Neste contexto, ele apelou para a saudade (um conceito a que dedicou vários estudos ao longo de sua vida), a paisagem e humor como a identidade do galego ea essência da Galiza.
Pineiro concebido saudade como um sentimento sem rumo e sem relação com o pensamento ou a vontade, que havia sido descrita como escritores da Galiza, sob a forma do instinto de vida, a morte, um sentimento de vencer, e assim por diante. Em sua concepção, contextualizado pelo existencialista filosofia, a nostalgia é um sentimento de solidão ontológica, isto é, um sentimento derivado da recordando de ser.
Sua obra escrita é dividida entre uma obra filosófica (com especial atenção para o tema da nostalgia que vem de uma perspectiva existencial heideggeriana) eo trabalho literário de orientação linguística (enfocando os problemas do processo de normalização do galego). Também foi pioneiro na tradução de obras em outras línguas na Galiza, entre os quais Da essencialmente da Verdade (1956) de Heidegger.

Sem comentários:

Enviar um comentário