Previsão do Tempo

sábado, 14 de agosto de 2010

René Magritte, morreu a 15 de Agosto de 1967









René Magritte nasceu em 21 de Novembro de 1898, em Lessines na Bélgica. Filho de de um alfaiate e de uma modista - frequente com 12 anos cursos de pintura para crianças. A mãe suicida-se quando Magritte tem 14 anos, lançando-se no rio Sambra. É encontrada três semanas depois, com o rosto coberto pela blusa. Segundo alguns críticos algumas das pinturas em que as personagens têm os rostos cobertos com panos reflectiriam a situação vivenciada por Magritte.
Em 1916 numa exposição em Chatelêt apresenta dois desenhos e duas telas de inspiração impressionista. Inicia então os seus estudos na Academia de Belas Artes de Bruxelas.
Casa-se com Georgette Berger em 1922 fixando-se em Bruxelas. O mobiliário do apartamento é desenhado pelo pintor. Em 1923 descobre a obra "Le chant d’amour " de Chirico que vai influenciar decisivamente a sua pintura. Contacta com o movimento surrealista. Para subsistir dedica-se à publicidade. Em 1926 integra núcleo central do grupo surrelista belga. Em 1927 instala-se em Paris onde vai permanecer durante três anos.Em 1929 passa as férias em casa de Dali. Dois meses depois faz uma exposição conjunta, com o pintor, em Paris.
Em 1930 regressa a Bruxelas perante a indiferença do meio artístico francês retomando os trabalhos publicitários.
Em 1936 apresenta a sua primeira exposição individual nos EUA. Segue-se um período de grande produção artística acompanhada de realização de inúmeras exposições.
Morre com 69 anos de idade.

 Ao ser classificado de surrealista, reagiu e disse fazer uso da pintura com o objectivo de tornar visíveis os seus pensamentos. Magritte foi de facto um surrealista, mas foi também um pensador. O seu trabalho é sempre complexo e obriga ao raciocínio, à interpretação e ao estudo. Os quadros de Magritte não podem ser simplesmente vistos. Precisam ser pensados. Todo o surrealismo tem um trago de loucura que revela toda a genialidade. E Magritte é genial.

Sem comentários:

Enviar um comentário