Previsão do Tempo

sábado, 21 de agosto de 2010

Rodrigo Junqueira dos Reis ( Rodrigo Santoro), nasceu a 22 de Agosto de 1975




Rodrigo Junqueira dos Reis (Petrópolis22 de agosto de 1975) é um ator brasileiro de carreira internacional. Bastante popular no Brasil, tornou-se conhecido internacionalmente principalmente por sua atuação no aclamado seriado televisivo Lost. O Sobrenome 'Santoro' é apenas artístico.

Estudante de jornalismo da PUC, no Rio de Janeiro, cursava a Oficina de Atores da Rede Globo quando foi reprovado num teste para aminissérie Sex Appeal. Mas não deixou-se abater e, naquele ano mesmo, conseguiu um pequeno papel na novela Olho no Olho. Depois, entrou no elenco de Pátria Minha, e, a partir daí não parou mais.
Em 1995, ganhou seu primeiro grande papel na TV, o Serginho, de Explode Coração. Na trama, seu personagem envolvia-se amorosamente com uma mulher mais velha, interpretada por Renée de Vielmond. Esse par romântico foi apontado pelo Ibope como o principal responsável pelo crescimento em audiência do folhetim.
Em 1997, viveu um dos personagens centrais da novela O Amor Está no Ar. Repetindo o que acontecera em sua última atuação em novelas, seu personagem, Léo, envolve-se com uma mulher mais velha, Sofia, de Betty Lago. No entando, diferentemente do outro folhetim, dessa vez, ele fica balançado também por sua filha, a jovem Luísa, de Natália Lage. No ano seguinte, interpretou um frei que apaixona-se por uma prostituta na minissérie Hilda Furacão.
Em 1999, consagra-se na profissão ao viver o problemático pintor Eliseu na novela Suave Veneno. Mais uma vez seu persongem envolveria-se em um triângulo amoroso entre mãe e filha. Enquanto tentava o suicídio, Eliseu conhece Eleonor, de Irene Ravache, mulher rica e que vive uma má fase em sua vida. Ela então se aproxima do rapaz, o incentiva e o apoia na carreira de pintor. Posteriomente, ele também conhece sua filha mais nova, Maria Eduarda, de Luana Piovanni, com quem termina a novela.
Em 2001, co-antagonizou a novela Estrela-Guia, onde viveu o charmoso e sedutor Carlos Charles, que a pedido da mãe, seduz a protagonista da história, Cristal, vivida pela cantora Sandy, afim de casar-se com ela e aponderar-se das terras que a moça herdou após a morte de seus pais. Nesse mesmo ano, no papel de um jovem internado à força num manicômio pela própria família, no filme Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, faturou os prêmios de Melhor Ator em várias premiações ocorridas nos festivais de cinema de BrasíliaRecifeRio de Janeiro e de vários países sul-americanos. Simultaneamente, atuou também no longa Abril Despedaçado, de Walter Salles, indicado ao Globo de Ouro, em 2002, como Melhor Filme Estrangeiro, onde brilhou como o sensível Tonho, um homem quieto do sertão, sujo de lama dos pés à cabeça.
Corajoso na escolha de papéis, impressionou como o travesti Lady Di, do filme Carandiru, de Hector Babenco, em 2003. Nesse mesmo ano, integrou o elenco da novela Mulheres Apaixonadas, onde viveu o boa-vida Diogo. Casado com a histérica Marina, de Paloma Duarte, é pela prima Luciana, de Camila Pitanga, que ele nutre uma paixão avassaladora. Durante esse trabalho, pediu o afastamento temporário da novela, afim de lançar-se na carreira internacional. Nesse período, filmou uma participação na produção america Charlie's Angels: Full Throttle, onde apareceu por poucos minutos num papel sem texto. Também nesse ano, esteve presente no filme inglês Love Actually, em que fez par romântico com Laura Linney.
Em 2007, apareceu como vilão na produção canadense 300, do diretor Zack Snyder. Na história, adaptada dos quadrinhos de Frank Miller e Lynn Varley, despontou como o rei persa Xerxes, papel para o qual teve que raspar completamente o cabelo e cobrir o rosto com dezenas de piercings. Pela sua atuação, foi indicado, ao lado dos premiados Jack Nicholson e Meryl Streep, para o prêmio MTV Movie Award de melhor vilão. Em 2005, ao lado da atriz Nicole Kidman, gravou um comercial milionário para um perfume da Chanel. Nesse mesmo ano, após recusar o convite para protagonizar a novela Bang Bang, protagonizou as duas jornadas da minissérie Hoje é Dia de Maria. Em 2006, estreou na televisão internacional ao interpretar Paulo, personagem da terceira temporada da série LOST, que estreou no Brasil, em março de 2007, no canal a cabo AXN. No fim de 2006, foi indicado, à frente de Brad Pitt, para o ranking dos homens mais sensuais do planeta, promovido pela revista estadunidense People.
Mesmo com uma carreira já estável fora do Brasil, afirma que não pretende abandonar o cinema e a televisão brasileira. Em 2008, para viver um dos protagonistas do longa Os Desafinados, aprendeu a tocar piano, e, em 2009, retornou à TV ao fazer uma participação especial na minissérie Som & Fúria, na pele do publicitário Sanjay. Em 2010, no longa Meu País, interpreta Marcos, um executivo, casado e bem-sucedido homem que viveu fora do país por anos devido ao desafeto com a família, mas se ve obrigado a retornar, após um derrame sofrido pelo pai.
Está confirmado para Black Oasis, filme biográfico que conta a história da falecida atriz Susan Cabot, assasinada pelo o próprio filho. A produção tem a direção de Stephan Elliott e trásRose McGowan no papel de Susan Cabot, a esposa do personagem de Rodrigo.  Sua estréia está prevista somente para 2011.
Nas horas de folga, surfa, joga futebol e medita. Há alguns anos fez curso de meditação transcendental e pratica sempre que pode.

2 comentários:

  1. Curioso!... Apresenta-se pouco sobre a vida deste ator, rapaz tão talentoso. Apenas um histórico de sua carreira profissional como ator. O modelo, o rapaz das praias e das ruas, nunca é mencionado. As suas preferências, sua discrição, educação e filosofia do seu modo de viver é algo que interessa pela pessoa que chegou a ser.

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Engraçado ele fazer meditação transcendental, eu também faço há alguns anos.

    Tem aqui um artigo muito bom sobre o tema.

    https://pt.mindvalley.com/blog/meditacao-transcendental/

    Abraço

    ResponderEliminar