Previsão do Tempo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tokhtamysh a 13 de Agosto de 1382, invade e incendeia Moscovo

Tokhtamysh (1377 – 1395):
Em 1377, com a ajuda de Tamerlão (do qual falarei mais adiante), Tokhtamysh, um general da Horda de Ouro, consegue se fazer proclamar Khan da Horda Branca. Entre 1377 e 1378, ele consolida seus domínios e organiza suas tropas. É importante que se note que a Horda Branca nunca havia tido um Khan, era apenas uma província da Horda de Ouro.
Em 1381, Tokhtamysh derrota e mata o general Mamai, partindo em seguida, para cima dos Principados Russos. Ele os conquista uma a uma até que no dia 13 de agosto de 1382, invade Moscovo.
Depois de tomar Moscovo, com efeito, Tokhtamysh se fez proclamar Khan da Horda de Ouro, sendo assim, a Horda de Ouro voltava a existir depois de um tempo de Anarquia, no entanto, essa nova existência só foi possível devido à Horda Branca, por isso este item se chama Horda Branca.
Tendo se proclamado Khan da Horda de Ouro, Tokhtamysh percebeu que não poderia deixar Tamerlão concretizar seus objetivos (que veremos exatamente quais são mais adiante), sendo assim, se voltou contra seu antigo aliado.
Tokhtamysh atacou, entre 1385 e 1386, o extinto Canado da Pérsia e tomou Tabriz, depois, ele marchou contra Djagatai, o Canado de Tamerlão, chegando até Bukara. A traição de Tokhtamysh provocou a ira de Tamerlão que, em 1391, derrotou-o nas margens do rio Kandura, próximo aos montes Urais.
O Khan da Horda de Ouro não desistiu e, depois de reestruturar seus exércitos, atacou mais uma vez, em 1395. Desta vez Tamerlão foi impiedoso, arrasou os exércitos de Tokhtamysh, agora nas margens do rio Terk, nem o próprio Tokhtamysh conseguiu escapar e acabou morrendo.
Depois de vencer Tokhtamysh, Tamerlão invadiu e saqueou os territórios da Horda de Ouro, mas não anexou-os todos ao seu Império, permitindo que um novo Khan assumisse o governo da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário