Previsão do Tempo

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A 13 de Outubro de 1917, deu~se em Fátima o chamado "Milagre do Sol"


O chamado Milagre do Sol foi um fenómeno testemunhado por cerca de 70 mil pessoas em 13 de outubro de 1917 nos campos de Cova da Iria, perto de FátimaPortugal . As estimativas do tamanho da multidão variam de "trinta a quarenta mil" por Avelino de Almeida, escrevendo para o jornal português O Século , a cem mil, segundo estimativa de José de Almeida Garrett, professor de ciências naturais na Universidade de Coimbra . Ambos presenciaram o fenómeno .
As crianças haviam relatado em datas anteriores que Nossa Senhora tinha prometido um milagre para o meio-dia de 13 de Outubro, na Iria de Cova,  "de modo que todos pudessem acreditar."
De acordo com muitas indicações das testemunhas, por exemplo o avô materno de Fátima Magalhães, entre muitos outros, após uma chuva torrencial, as nuvens desmancharam-se no firmamento e o Sol apareceu como um disco opaco, girando no céu . Algumas afirmaram que não se tratava do Sol, mas de um disco em proporções solares, semelhante à lua. Disse-se ser significativamente menos brilhante do que o normal, acompanhado de luzes multicoloridas, que se reflectiram na paisagem, nas pessoas e nas nuvens circunvizinhas. Foi relatado que o pretenso Sol se teria movido com um padrão de ziguezague, assustando muitos daqueles que o presenciaram, que pensaram ser o fim do mundo. Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas previamente molhadas ficaram completamente secas, num curto intervalo de tempo.
De acordo com relatórios das testemunhas, o Milagre do Sol durou aproximadamente dez minutos. As três crianças, relataram terem observado Jesus, a Virgem Maria, e São José abençoando as pessoas dentro ou junto do Sol. Outras testemunhas afirmaram ter visto vultos de configuração humana dentro do Sol quando este desceu.
Outra versão

O milagre do Sol
Ou anda toda a gente a gozar uns com os outros ou a ignorância está acomodada a nível científico. Com este despautério a incompetência faz escola, e os benditos, doutorados no engano, continuam, sem vergonha, a explorar os tristes.
milagre do Sol é o brilho ou reflexão que produz se o olharmos directamente.
Em dias de chuva, enevoados ou quando o Sol enfraquece no horizonte, é possível fixá-lo durante poucos segundos. Imediatamente se dá o Milagre do Sol. Se o olharmos, o Sol parece brilhar com imensos raios, rodar sobre si e descer vertiginosamente. Eu próprio já fiz a experiência para me certificar do milagre. Mas corremos riscos. Ao olhar o Sol, mesmo quando o brilho é menos intenso, podemos sofrer queimaduras graves na retina, e por isso é necessário bastante cautela. Ainda hoje, em Lisboa, há o (mau) hábito de, depois da procissão de Santo António, a 13 de Junho, algumas pessoas olharem o céu para verem o santo descer. Enfim! Santa ignorância que os acomoda à vida de mediocridade. Outros matam-se pelos deuses que descem do céu agarrados aos raios do Sol. Outros vão, para aí, de vestido azul ou montados em cavalos brancos. Há para todas as incapacidades.
milagre do Sol é um efeito natural. As pessoas de há 90 anos eram ainda mais ignorantes e influenciáveis que as dos dias de hoje, mesmo assim, ontem, quando fui ver a pergunta do Sapo.pt, na sua página principal, e que nos propõe estatísticas muito interessantes, lá vinha uma pergunta actualíssima: "Acredita em milagres?". Perante o meu espanto, às 17 horas, pouco mais ou menos, havia 56 por cento que diziam que sim, que acreditavam em milagres. Como é possível, no século XXI, tanta ingenuidade? !
Acreditem lá no que quiserem! Mas já é mais que tempo para também acreditarem no milagre do estudo, do trabalho e das próprias capacidades.
Mais forte e mais gratificante que o milagre do Sol é o milagre do entendimento e da determinação em vencer os desafios da vida. Os milagres não passam de esmolas lançadas, desprezivelmente, aos pobres de espírito.
C.S

Sem comentários:

Enviar um comentário