Previsão do Tempo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aldina Rodrigues Raspini, conhecida artisticamente como Aldine Müller, nasceu a 8 de Outubro de 1953



Aldina Rodrigues Raspini, conhecida artisticamente como Aldine Müller, é filha de pai italiano e mãe portuguesa. Nasceu em Portugal, na Ilha da Madeira, mas foi registrada em Bom Jesus, no Rio Grande do Sul, cidade para onde se mudou com a família quando tinha 2 anos.

Foi rainha da Festa da Uva de Caxias do Sul e trabalhou em Porto Alegre.

Começou sua carreira como modelo em São Paulo aos 18 anos de idade.

Começou no cinema pelas mãos do diretor Cláudio Cunha em 1974, período de efervescência das pornochanchadas, e só nessa década alcançou a marca impressionante de 22 filmes em que atuou, sendo o primeiro ‘O Clube das Infiéis’.

Nos anos 80, Aldine Muller voltou a trabalhar com Walter Hugo Khouri, que já tinha dirigido a atriz em ‘Paixão e Sombras’ e ‘O Prisioneiro do Sexo’, respectivamente em 1977 e 1978, e a escala para ‘Convite ao Prazer’. Com Carlos Reichenbach, faz ‘O Império do Desejo’. O filme ‘Noite’, uma adaptação de Gilberto Loureiro para obra de Érico Veríssimo, é outro destaque na carreira da atriz.

Aldine Muller afastou-se das telas, onde fez sucesso em mais de quarenta filmes e passou a se dedicar a atuações mais constantes no teatro e na televisão.

Na TV, Aldine atuou em novelas como "Rainha da Sucata", "Sassaricando" e "Salvador da Pátria" (Globo). Na Record, em 2004, fez "A Escrava Isaura", e ,em 2006, atuou em "Cristal", no SBT.

Programas humorísticos também fazem parte do currículo da atriz. Aldine participou da Escolinha do Professor Raimundo com o humorista Chico Anísio fazendo a personagem “Dona Flor” durante cinco anos. Em 2007, na Record, integrou o programa humorístico "Show do Tom".

No cinema, sua última atuação ocorreu em 1985, no filme "Noite". Após 24 anos, Aldine Müller volta às telonas. Em 2009, ela iniciou as filmagens de "Dois Coelhos", dirigido por Afonso Poyart, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2010. No longa, Aldine será intérprete de Sophia, esposa que vive entre um casamento infeliz e uma grande paixão.

Seu trabalho mais recente na TV foi na trama da Band, "Dance, Dance, Dance", em 2008.

Depois de peças como "A Dança Final", "Direita Volver" e "O Amante do meu Marido",entre outras, Aldine retorna aos palcos em 2009, na comédia "Casal Pinel em Quarto de Motel ". O espetáculo iniciou temporada em SP em 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário