Previsão do Tempo

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Beatriz de Castela e Gusmão, morreu a 27 de Outubro de 1303



A primeira Beatriz de Castela, rainha de Portugal
Beatriz de Castela e Gusmão (ou Beatriz de Castilla y Guzmanem castelhano) (Saragoça1242 - 27 de Outubro de 1303), foi uma infanta de Castelarainha de Portugal entre 1253 e 1279 e rainha-mãe de 1279 a 1303.
Era filha do rei Afonso X de Leão e Castelao Sábio (que mais tarde tornar-se-ia também Sacro Imperador Romano-Germânico) com Maior Guillen de Guzmán, por isso neta materna de D. Maior Gonzalez Giron e de D. Guillén Peréz de Guzman, e meia-irmã do rei Sancho IV de Castela.
Em 1253 o rei D. Afonso III de Portugal repudiou a sua primeira esposa Matilde de Bolonha, devido a esta não lhe poder dar um herdeiro para o trono português, e casou-se com Beatriz de Gusmão. D. Afonso era primo direito do avô de Beatriz, Fernando III de Leão e Castela, uma vez que a mãe de Fernando, a infantaBerengária de Castela, era irmã da rainha D. Urraca de Castela, esposa de Afonso II de Portugal e mãe de Afonso III.
As rainhas de Portugal contaram, desde muito cedo, com os rendimentos de bens, adquiridos, na sua grande maioria, por doação. D. Beatriz de Gusmão deteve, por doação deste último, Torres NovasAlenquer, e posteriormente o respectivo padroado.
Beatriz de Castela faleceu em 27 de Outubro de 1303, com 61 anos, e está sepultada no Mosteiro de Alcobaça.

Sem comentários:

Enviar um comentário