Previsão do Tempo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Burton Stephen Lancaster, morreu a 20 de Outubro de 1994


BURT LANCASTER

INFORMAÇÕES
Nome Batismo: Burton Stephen Lancaster
Nascimento: 02 Nov 1913
Local Nascimento: New York, NY, EUA
Falecimento: 20 Out 1994
Local Falecimento: Century City, California, EUA
Causa Falecimento: Ataque cardíaco
Altura: 1.85 



Descendente de uma família protestante irlandesa que emigrou para os Estados Unidos no final do século XIX, Burt Lancaster foi um dos cinco filhos de um funcionário dos correios de Nova York. Viveu sua infância no Harlem onde, logo cedo, demonstrou interesse pela ginástica. Ao ganhar uma bolsa de estudos como esportista para a Universidade de Nova York, tornou-se um jogador de basquete. Mais tarde, formou uma dupla acrobática com Nick Cravat, passando a se apresentar em circos.

Após servir na 2ª Guerra Mundial, fez um teste para um papel na Broadway, estrelando a peça "The Sound of Hunting", fato que o levou a ser convidado a participar do filme de Robert Siodmak, "Os Assassinos", em 1946. A esse, sucederam-se vários outros filmes, participando em quatro anos de cerca de dez produções de Hollywood, tais como "Brutalidade", "A Filha da Pecadora" e "Estranha Fascinação". Em 1948, juntamente com Harold Hecht e James Hill, criou sua própria produtora.

Ao longo de sua carreira, Burt Lancaster foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator por sua atuação em "Entre Deus e o Pecado", além de receber outras três indicações por seu trabalho em "A Um Passo da Eternidade", "O Homem de Alcatraz" e "Atlantic City".

Burt Lancaster casou-se três vezes: Em 1935, com June Ernst, de quem se divorciou em dezembro de 1946; no mesmo mês, casou-se com Norma Anderson, com quem teve cinco filhos (William, James, Susan, Joanna e Shelia) e de quem se divorciou em julho de 1969; e, finalmente, em setembro de 1990, com Susan Martin. Apesar desses casamentos, acredita-se que ele era bissexual e que teria tido relações com outros atores famosos como Cary Grant, Rock Hudson e Marlon Brando.

Além de ator e produtor, Lancaster foi também um empenhado ativista liberal, falando várias vezes em nome das minorias.

Após sofrer uma cirurgia de urgência no coração, teve uma trombose cerebral em 1990, que o deixou numa cadeira de rodas, vindo a falecer quatro anos depois de um ataque cardíaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário