Previsão do Tempo

domingo, 31 de outubro de 2010

Carlos Paião, nasceu a 1 de Novembro de 1957


Carlos Paião (n. Coímbra, 1 de Novembro de 1957 - m. Rio Maior, 26 de agosto de 1988) foi um cantor e compositor português.
Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa(1983), acabou por dedicar-se exclusivamente á música. Desde muito cedo Carlos Paião demonstrou ser um compositor em crescimento, tanto que em 1978 tinha escritas mais de duzentas canções.
Em 1981 decide enviar algumas delas ao Festival RTP da canção, quando este certame representava uma plataforma para o êxito e fama na música portuguesa. Play-Back ganhou o Festival RTP da Canção de 1981 com uns significativos 203 pontos, deixando atrás de si competidores tão fortes como as Doce. A canção, uma crítica divertida, mas contudente, dos artistas que cantam em play-back, ficou em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão de 1981, que teve lugar em Dublin, Irlanda. Tal classificação não "beliscou" minimamente a popularidade de Carlos Paião, porque, nesse mesmo ano, editou outro single de êxito que mantém a sua popularidade hoje: Pó de Arroz. O êxito seguinte foi a Marcha do Pião das Nocas, que deixava de novo patente o seu lado satírico.
Algarismos (1982) foi o seu primeiro LP, que não obteve então o reconhecimento desejado. Surgiu entretanto a oportunidade de participar no programa de televisão "Foguete", com António Sala e Luís Arriaga.
Noutro programa, Hermanias (1984), Carlos Paião compôs todas as músicas e letras de Serafim Saudade, uma caricatura criada por Herman José, nessa altura uma das figuras mais populares da televisão portuguesa.
 Em 1983, cantava com Cândida Branca Flor, com quem interpretou um dueto muito patriótico entitulado Vinho do Porto (Vinho de Portugal), que alcançou o terceiro posto no Festival RTP da Canção. Em 1985, concorreu ao Festival Mudial de Música Popular de Tóquio(World Popular Song Festival of Tokio), e a sua canação foi uma das 18 selecionadas entre mais de 2000 de 58 países.
 A editora EMI - Valentim de Carvalho chegou a encargar Carlos Paião a realizar canções para outros artistas, entre eles Herman José, que alcançaria um grande êxito com a Canção do Beijinho, e Amália Rodrigues, para quem escreveu O Senhor Extra-Terrestre (1982), cuja letra chegou a constar num manual escolar para alunos do 1º ciclo.
Em 26 de Agosto de 1988, a caminho de um espectáculo em Leiria, morre num acidente de trâsito, na antiga estrada EN1, a actual IC2. Então, surgiu o rumor de que no seu funeral não estava moro, mas sim em coma; contudo a violência do acidente nega o rumor, pois a sobrevivência seria impossível. Contudo, esse rumor de ter sido sepultado vivo permanece até aos nossos dias. Nessa altura, Paião estva preparando um novo album entitulado Intervalo, que acabou sendo editado em Setembro desse ano, e cujo o tema mais ouvido foi Quando as Nuvens Chorarem.
Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião produziu mais de 500 canções, tendo sido homenegeado em 2003 com um CD comemorativo dos 15 anos do seu desaparecimento - Carlos Paião: Letra e Música - 15 anos depois (Valentim de Carvalho).

Sem comentários:

Enviar um comentário