Previsão do Tempo

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Catarina de Valois , nasceu a 27 de Outubro de 1401


Catarina de Valois (27 de Outubro de 1401 — 3 de Janeiro de 1437) foi princesa de França, filha do rei Carlos VI, o Louco e rainha consorte de Henrique V de Inglaterra.
Catarina nasceu em Paris numa época conturbada da história de França. A guerra dos cem anos atingiu o apogeu durante a sua adolescência, com a derrota pesada do exército francês nabatalha de Azincourt em 1415, frente à diminuta infantaria inglesa de Henrique V. O continuar das campanhas trouxe mais sucessos à facção inglesa, que acabou por tomar Paris em 1419. As negociações de paz subsequentes resultaram na assinatura do tratado de Troyes, onde o delfim Carlos foi preterido em favor do rei inglês na sucessão da coroa francesa. Ainda no âmbito dos acordos, Catarina casou com Henrique V a 2 de Junho de 1420. O casal regressou então a Inglaterra, onde nasceu seu único filho, o futuro Henrique VI.
Catarina tornou-se viúva inesperadamente em 1422 e a partir de então a sua importância na corte inglesa decresceu drasticamente. Além disso, a sua nacionalidade francesa alimentava as suspeitas dos nobres ingleses, que conspiraram para a afastar do seu filho Henrique VI. Afastada da corte, Catarina encontrou conforto em Owen Tudor, um nobre galês. Apesar de ser por lei proibida de voltar a casar, Catarina iniciou uma ligação com Tudor e teve dele mais quatro filhos:

Sem comentários:

Enviar um comentário