Previsão do Tempo

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Comemora-se hoje, dia 5 de Outubro de 2010, o 867º aniversario do tratado de Zamora.

Comemora-se hoje, dia 5 de Outubro de 2010, o 867º aniversario do tratado de Zamora.

Nesta data, naquele ano do século XII, os selos reais, reconheciam pela primeira vez o Reino de Portugal, e D. Afonso Henriques como seu suserano.

A data é da maior importância para a História do país, dado representar e demonstrar no papel e em documentos escritos, a determinação de D. Afonso Henriques e dos homens livres, especialmente da burguesia da região de entre Douro e Minho, que nunca aceitou que a capital da antiga Gallaecia, situada em Braga, se tivesse transferido de Braga para a actual cidade de Lugo na Galiza, onde a nobreza visigótica estava protegida pelas muralhas romanas.

Desde aí, que a norte e a sul do Minho se criou uma cisão entre um povo outrora homogéneo, e que resultou numa guerra civil entre portugueses e galegos, que acabou com a separação e a criação do Reino de Portugal.

O Rei de Leão e Castela, um suserano medieval, tinha dificuldade em manter os seus vários domínios e preferia dar-lhes autonomia e garantir a sua lealdade que com a manutenção de unidades nacionais, que na altura não faziam sentido, como aliás não fazem hoje.

Com o sul aberto à reconquista contra os árabes, o reino português teve por isso a possibilidade de se expandir para sul, atingindo o Algarve no século seguinte, e deixando o Reino de Leão enclausurado entre Portugal e Castela e marcando assim a sua destruição e absorção por parte do seu vizinho castelhano.


1 comentário:

  1. Até quase que lhe consigo ouvir as palavras, como outrora, quase ontem. Professor Couto...
    Aínda ontem me lembrei de si, dos seus ensinamentos e discursos, aquando do final d´A Infância de Ivan, um filme de Andrei Tarkovky.
    Matérias que poderiam ter sido leccionadas por outro Professor, mas não era a mesma coisa!
    Um cumprimento republicano de um aluno de sempre.

    ResponderEliminar