Previsão do Tempo

domingo, 31 de outubro de 2010

Indira Gandhi, morreu a 31 de Outubro de1984



Indira Gandhi




Nascida em 1917, em Allahabad, nordeste da Índia, filha única do premier Jawaharlal Nehru, que foi o primeiro presidente após a independência. 
Com uma infância muito conturbada por ter seu pai e outros membros da família seguidamente sendo presos politicamente.
Teve uma formação escolar na Suíça e na Inglaterra estudou história,administração e antropologia. Em 1941 casou-se com Feroze Gandhi, mesmo ele sendo da etnia pars e ela hindu. 
O casal ficou preso durante 13 meses, acusados de subversão pelos ingleses.
Em 1947 tornou-se secretária de seu pai que ocupava a chefia do governo que estava se preparando para a independência da Inglaterra. 
Trabalhou em várias organizações sociais e políticas, sendo presidente do Conselho Central de Bem-Estar Social (1953-1957)e diretora do Congresso da juventude total da Índia (1956-1960), além de membro do Comitê de Funcionamento do Congresso e do Comitê Eleitoral Central.
Em 1960 seu marido faleceu e quatro anos mais tarde seu pai.
Em seguida foi convidada a assumir o Ministério de Informação e da Radiodifusão pelo primeiro-ministro Lal Shastri. Dois anos depois, em 1966, foi eleita líder do Partido do Congresso e tornou-se a terceira premier da Índia.
Com um temperamento ousado e determinado criou um novo tempo político em seu país. Em 1971, Indira convocou uma eleição geral e foi eleita Primeira-Ministra.
Enfrentou muita oposição e dificuldades econômicas. Em 1974 , ela declarou estado de emergência, prendendo vários adversários políticos e censurando a imprensa – uma violação á Constituição. 
Em 1977 durante as eleições, Indira foi presa por uma semana sob acusações de corrupção e, 14 meses depois, foi expulsa do parlamento.
No entanto, reorganizou o partido e foi reeleita Primeira-Ministra em 1980, aos 63 anos.
Indira trabalhou nas relações internacionais, sendo uma porta-voz dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.
Mas continuou a enfrentar ameaças á política da Índia ao reprimir a revolta dos sikhs, grupo religioso extremista-combinação de elementos das religiões muçulmana e hinduísta. 
Com esta repressão aos sikhs atraiu para si um ódio mortal deste grupo de fanáticos.
Em 1984, Indira Gandhi foi assassinada por dois de seus guarda-costas que pertenciam á seita. 
Seu filho, Rajiv Gandhi, assumiu imediatamente como primeiro-ministro, mas também foi assassinado, em 1991.

Sem comentários:

Enviar um comentário