Previsão do Tempo

sábado, 9 de outubro de 2010

Jacques Brel, morreu a 9 de Outubro de 1978




Naturalmente, Jacques Brel é sobretudo conhecido pela sua extraordinária carreira de cantor, mas é preciso não esquecer que entre 1967 e 1977 o seu compromisso artístico foi essencialmente consagrado ao cinema.
Durante este período ele revelou-se um actor de bom nível – coisa que, de resto, era fácil de prever depois de assistirmos às interpretações cénicas que ele desempenhava em cada canção em cima de um palco – e um realizador dotado e de uma notável sensibilidade. Portanto, esta carreira cinematográfica durou poucos anos. Com efeito, a ambição de Brel, que era sobretudo tornar-se realizador, foi logo arrasada  pela crítica feroz que caiu sobre o seu segundo filme, FAR WEST, e sobre o seu realizador.
Entristecido com a incompreensão dos críticos e do público contra aquela que seria, provavelmente, a sua obra mais pessoal das que realizou, Brel pôs um travão na sua carreira artística.
Contrariamente a 1967, quando abandonou a cena para se dedicar a outras formas de arte, esta foi uma retirada real para  a privacidade.
Para fugir para o mais longe possível do ambiente que o tinha rejeitado drasticamente, Brel mete-se na aventura de dar a volta ao mundo em barco à vela – no Askoy que ele comprara para esse efeito – e que o levará até às ilhas Marquesas, donde só regressará à Europa ocasionalmente.
Dum simples ponto de vista biográfico e artístico, o período em que Brel se dedica ao cinema é, no entanto, significativo. Com efeito, este período representa, com excepção para o álbum BREL de 1977, a última expressão da sua vida artística.
Ao todo Brel realizou dois filmes, onde também foi argumentista, e foi actor em treze. Nestes treze estão os que ele realizou mais duas curtas metragens produzidas em 1952 e 1962, na altura em que ele era simplesmente cantor. Brel fez a sua última aparição no ecran aquando da versão cinematográfca da comédia musical "Jacques Brel Is Alive and Well and Living In Paris" onde ele aparece numa cena a cantar "Ne me quitte pas" sentado num bar.

Sem comentários:

Enviar um comentário