Previsão do Tempo

domingo, 10 de outubro de 2010

João Luiz Woerdenbag Filho, o Lobão, nasce a 11 de Outubro de 1957




João Luiz Woerdenbag Filho, o Lobão, nasce no Rio de Janeiro. Aos seis anos ganha sua primeira bateria de brinquedo e aos 13 um instrumento profissional. Dois anos depois desiste de tocar bateria para se dedicar ao violão clássico.

1974 – Aos 17 anos Lobão volta à bateria e vai para São Paulo com o grupo Vímana, para tornar-se músico profissional. A banda era formada por Lulu Santos, Ritchie, Luis Paulo e Fernando Gama e durou cerca de três anos. A sua primeira apariçnao para o grande público foi tocando bateria numa peça da atriz Marilia Pêra. Além disso, Lobão tocou bateria como free lancer para artistas como Luis Melodia e Walter Franco.

1980 – Lobão conhece Marina e, ao lado do compositor Bernardo Vilhena, eles começam as sessões de composição do primeiro álbum da cantora. Enquanto isso era formada a Blitz com Lobão na bateria. Mas por não concordar com o direcionamento músical que a gravador impós, Lobão resolve seguir seu próprio caminho.

1982 – Lobão lança seu primeiro trabalho solo “Cena de Cinema”, pela gravadora RCA (hoje, BMG). Dois anos depois monta a banda “Lobão e os Ronaldos”.

1988 – Autor de vários sucessos como “Me Chama”, “Vida Bandida”, “Rádio Blá”, “Decadence avec Elegance”, “Vida Louca Vida” e “Corações Psicodélicos”, Lobão realiza o primeiro encontro da música pop com o samba. Chama a bateria da Estação Primeira da Mangueira para participar de seu disco “Cuidado!” e de seus shows. Os shows batem vários recordes de público nos principais palcos do Brasil. Lobão também grava com ícone da MPB Nelson Gonçalves, “A Deusa do Amor”, O encontro histórico entre as duas gerações está registrado no disco de nelson chamado “Nós”.

1990 – Lobão lança o disco “Vivo!”, gravado durante o Festival Hollywood Rock ( estádio do Morumbi-SP).

1995 – O cantor lança o disco “Nostalgia da Modernidade” (Virgin) e inicia uma trilogia que engloba música eletrônica, rock and roll, samba e bossa nova. Três anos depois ele graca o disco “Noite” (Universal), centrado basicamente em música eletrônica.

1999 – Lobão fecha a trologia com o premiado “A Vida é Doce”, lançado pelo seu selo Universo Paralelo. O período marca a primeira grande mudança na vida do artista. Lobão se torna independente e lança seu disco nas bancas de jornal de todo o Brasil. O compositor alcança a sua segunda melhor vendagem e se torna um ícone da música independente no Brasil. Participa de grandes festivais independentes pelo país, em uma vitoriosa turnê com mais de trezentas palestras em universidades e rádios comunitárias. O sucesso da venda de CDs em bancas de jornal foi tamanho que o exemplo foi seguido por vários artistas, como Beth Carvalho, Titãs, Naná Vasconcelos, Supla, entre outros.

2003 – Lobão volta a se destacar como agitador cultural lançando a revista “OUTRACOISA”, em parceria com a L & C Editora. A revista tem participações de grandes artistas e pensadores de nossa cultura contemporânea. Também lança um músico independente a cada número.

2005 – Lobão se envereda para TV, onde apresenta o programa Saca Rolha, na Play TV, junto com o multimídia Marcelo Tas e a modelo Mariana Weickert. Os três recebem todos os dias, de segunda à sexta, um convidado para juntos debaterem os grande temas nacionas e internacionais.

2007 – Lobão grava o projeto “Acústico MTV”, com releituras de seus grandes sucessos e mais duas novidades, “O Mistério”, composta em parceria com Lulu Santos nos tempos de Vímana; e participação especial da banda Cachorro Grande na música “A gente Vai se Amar”. A nova turnê celebra mais de 25 anos de carreira.

2008 – Depois de lançar o elogiado CD/DVD “Acústico MTV”, o cantor e compositor também aceita um convite para ser apresentador da MTV.

2010 - Lobao prepara sua biografia que sera lançada no final do ano pela editora Nova Fronteira . Tambem lançara a caixa com os discos de sua carreira pela Sony Music.

1 comentário:

  1. na etrevista com gabi part 2 ,aos 5:58min vc me sita e esquece meu nome e o hainer.(atrtes plástivas de heiner life)youtube.

    ResponderEliminar