Previsão do Tempo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

John Dewey, nasceu a 20 de Outubro de 1859




John Dewey, é um daqueles raros filosofos universitários que soube aliar uma investigação permanente do saber em múltiplas áreas, a uma invulgar capacidade de materializar projectos comunitários. Filósofo pragmatista (instrumentalista), acabou por se tornar todavia mais conhecido, como o grande filósofo da educação moderna.

A sua obra é inseparável do seu percurso universitário. Dewey nasceu na cidade de Burlington (Vermont), nos EUA, em 1859. Iniciou os seus estudos nas escolas públicas desta cidade, ingressando depois na Universidade Vermont. onde se diplomou em 1879. Após uma curta experiência como professor numa escola rural, voltou à universidade por mais um ano, a fim de continuar os seus estudos de Filosofia. Na Universidade de Jonhs Hopkins, após dois anos de intensos estudos, recebe o grau de Ph, especializando-se em História Política e das Instituições, sob a orientação de Herbert B. Adams, e em Filosofia, sob a orientação de George S. Morris e Charles S. Pierce.

Leccionou durante alguns anos na Universidade de Michigan, até que em 1894, é chamado para dirigir o Departamento de Filosofia de Universidade de Chicago. É aqui que começa uma investigação-experiência educativa que o tornará famoso em todo o mundo. Em Janeiro de 1896, John Dewey, funda nesta Universidade uma escola elementar, para alunos entre os 4 e os 16 anos. Esta escola constitui um verdadeiro campo experimental de ensino, onde são testadas teorias e ideias educativas. Os resultados desta investigação deram origem a muitas das suas obras, como A Escola e a Sociedade, que conheceu um enorme sucesso internacional.

Em 1904, John Dewey muda-se para a Universidade de Colúmbia (Nova Iorque). As suas teorias educativas acabaram por inspirar muitas experiências semelhantes noutras partes do mundo, incluíndo em Portugal. Morreu a 1 de Junho de 1952.

Sem comentários:

Enviar um comentário