Previsão do Tempo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

.Juan Domingo Perón, nasceu a 8 de Outubro de 1895


Juan Domingo Perón


Militar e político argentino (8/10/1895-1º/7/1974). Nascido em Lobos, província de Buenos Aires, faz carreira no Exército e chega ao posto de capitão. Participa do golpe militar que derruba o presidente Ramón Castillo, em 1943, e assume a Secretaria do Trabalho do novo governo, dando início à carreira política, fundamentada na mobilização de operários e "descamisados" - os migrantes rurais desenraizados na cidade.
Sua linha política de defesa da sindicalização e dos direitos trabalhistas irrita os militares conservadores, que determinam sua prisão em 1945. Imensamente popular, Perón é libertado graças aos comícios organizados pela atriz de radionovelas Eva Duarte (Evita), com quem se casa pouco tempo depois. É eleito presidente em 1946 e promovido a general pelo Congresso.
Funda o Partido Peronista, proíbe as demais agremiações políticas e estabelece um governo autoritário e populista, baseado na conquista das classes de menor poder aquisitivo. É reeleito em 1951. No ano seguinte, Evita morre, o que enfraquece o poder de Perón e o leva a se indispor com diversos setores da sociedade, inclusive a Igreja Católica, que o excomunga por defender o divórcio.
Em 1953 é deposto e se exila na Espanha. Em 1971 volta à Argentina e dois anos depois se elege presidente pela terceira vez, tendo sua terceira mulher, Isabelita (Maria Estela Martínez de Perón), como vice. Morre de enfarte aos 78 anos, em Buenos Aires.

Sem comentários:

Enviar um comentário