Previsão do Tempo

domingo, 17 de outubro de 2010

Lee Harvey Oswald, nasceu a 18 de Outubro de 1939



Lee Harvey Oswald (18 de Outubro, 1939 – 24 de Novembro, 1963) foi o assassino do presidente americano John Kennedy no dia 22 de Novembro de 1963, de acordo com conclusões de duas investigações do governo americano sobre o assassinato. Críticos da versão oficial alegam que Oswald não cometeu o ato sozinho, ou que não estava envolvido no crime, sendo sua participação uma fraude. No entanto, nenhum suspeito alternativo plausível emergiu das investigações.
Recentemente, exames balísticos feitos com ajuda de computação gráfica provaram ser perfeitamente possível o assassinato de Kennedy conforme a versão oficial, não havendo contradição alguma quanto à trajetória da bala, ao padrão dos ferimentos no presidente ou qualquer outra evidência que desprove os fatos conforme noticiados à época.
Anteriormente, Oswald foi marine dos Estados Unidos. Foi uma criança problemática, com dificuldades no estudo (há suspeitas de que ele tenha sido disléxico). Apesar disso, era um leitor voraz, e auto-didata. Suas leituras fizeram dele um comunista convicto. No momento do crime, encontrava-se desempregado.
Lee Harvey Oswald foi assassinado dois dias após o crime, por Jack Ruby, gerente de casas de prostituição com ligações com a máfia, de origem judaica e militante do Partido Democrata. O assassinato ocorreu em um prédio público de Dallas, durante a transferência de Oswald para uma outra prisão. Foi o primeiro assassinato transmitido ao vivo na História, e causou grande comoção nacional. Jack Ruby alegou razões passionais para cometer o crime, e diz que pensou que seria visto como herói nacional. De fato, jornalistas e pedestres presentes à cena do crime aplaudiram quando ficaram sabendo que Oswald havia sido baleado. Mas Ruby foi condenado à pena capital. Nunca chegou a ser executado: morreu em 1969, de câncer de pulmão, enquanto apelava de sentença. Até hoje, não há qualquer evidência de que Ruby tenha feito parte de uma conspiração: ao que tudo indica, ele agiu sozinho (exatamente como Oswald). Ruby sempre foi visto por familiares, empregados e amigos como emocionalmente instável, e mentalmente insano.
Lee Harvey Oswald encontra-se enterrado no cemitério de Fort Worth, Texas, ao lado de sua mãe (que faleceu em 1981). Ele chegou a ser exumado de sua cova, quando investigadores e a imprensa duvidaram que a pessoa enterrada ali fosse de fato Oswald. Mas exames comprovaram, sem margem de dúvida, que quem estava sepultado ali era de fato Lee Harvey Oswald.

Sem comentários:

Enviar um comentário