Previsão do Tempo

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Luís António de Sousa Botelho Mourão, quarto Morgado de Mateus, morreu a 5 de Outubro de 1798


Luís António de Sousa Botelho Mourão, quarto Morgado de Mateus, (21 de fevereiro de 1722 — Vila Real5 de outubro de 1798) foi um nobre português e governador da capitania de São PauloBrasil.
Era filho legítimo de Dona Joana Maria de Sousa, Senhora de Moroleiros, em Amarante, e de António José Botelho Mourão, fidalgo da Casa Real, Cavaleiro de Cristo, tenente-coronel da Cavalaria, terceiro Morgado de Mateus, que serviu com distinção na guerra da Grande Aliança, e aumentou consideravelmente o brilho de sua Casa, tendo edificado em Vila Real, o Palácio de Mateus (hoje Fundação Casa de Mateus), uma das mais nobres residências portuguesas, a dos Condes de Vila Real, herdeiros do morgadio por sucessão direta. Foi casado com Leonor Ana Luísa José de Portugal (1722-1806), filha Rodrigo de de Sousa Coutinho e Maria Antónia e São Boaventura de Meneses Monteiro Paim.
Dom Luís António de Sousa Botelho Mourão foi governador da récem-recriada capitania de São Paulo, que havia sido extinta em 1748, e personagem histórica do período Brasil Colônia (1765 a 1775). Nesses dez anos, elevou cerca de vinte povoados e aldeias à condição de freguesias e de vilas, inclusive Lages, no atual planalto catarinense, então pertencente a São Paulo, para defender as fronteiras contra o Império espanhol, e suas milícias nominaram o campos do Mourão, em sua homenagem, dando assim origem ao município, hoje denominado Campo Mourão, no centro-oeste do estado do Paraná.

Sem comentários:

Enviar um comentário