Previsão do Tempo

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Luísa dos Santos, mais conhecida como Elza Gomes, nasceu a 19 de Outubro de 1910




Luísa dos Santos, mais conhecida como Elza Gomes (Lisboa, 19 de outubro de 1910 — Rio de Janeiro, 17 de maio de 1984), foi uma atriz brasileira nascida em Portugal.

Filha de artistas, fixou-se no Brasil ainda menina, estreando aos doze anos na peça A pequena da marmita. Trabalhou na Companhia de Revistas Ra-ta-plan e durante muitos anos foi estrela da Companhia Procópio Ferreira. Atuou também no rádio durante vinte anos, na televisão e no cinema.

Entre as cerca de 400 peças de cuja montagem participou, destacam-se: A dama do camarote, Senhora na boca de lixo, My Fair Lady, Deus lhe pague, A dama das camélias e Guerra mais ou menos santa.

Na televisão participou de várias telenovelas, entre as quais O Primeiro Amor (1972), Pecado capital (1975), O casarão (1976), Saramandaia (1976), Chega mais (1980) e Final feliz (1982), sua última telenovela e seu último trabalho como atriz, na qual fez sucesso interpretando a personagem "Dona Sinhá".

Foi casada com o ator André Villon por 46 anos, a quem conheceu na Companhia de Procópio Ferreira, quando estava viúva e com uma filha de quatro anos.

Elza fez quinze filmes e mais de doze telenovelas.

Elza Gomes morreu devido a um tumor malígno no pâncreas.

Sem comentários:

Enviar um comentário