Previsão do Tempo

domingo, 24 de outubro de 2010

Madalena Lucília Iglésias do Vale de Oliveira, nasceu a 24 de Outubro de 1939, em Lisboa.





Madalena Lucília Iglésias do Vale de Oliveira, nasceu em Lisboa, no bairro de Santa Catarina, em 24 de Outubro de 1939, filha de mãe espanhola e pai português.
Desde muito jovem se sentiu com vocação para a música e com apenas 15 anos, entrou para o Centro de Preparação de Artistas da Rádio da Emissora Nacional.
No ano de 1957 estreia-se em simultâneo na televisão e na Emissora Nacional.
Em 1959 inicia-se a sua carreira internacional numa actuação na televisão espanhola.
Em 1960 é galardoada com os títulos de Rainha da Rádio e da Televisão.
Em 1962 através da E.N., actua Festival de Benidorm, onde tem muito êxito.
Em 1964 participa no I Grande Prémio TV da Canção Portuguesa com a canção "Balada Das Palavras Perdidas" onde obtém o 5º lugar da votação,  e ainda com a canção "Na Tua Carta", que fica em 10º lugar, ainda neste  ano vence o Festival Hispano-Português de Aranda del Duero, e estreia-se  no cinema, contracenando com António Calvário, em "Uma Hora de Amor", de Augusto Fraga,  participou também no filme "Canção da Saudade", de Henrique Campos.
Em 1965 com a canção "Silêncio Entre Nós", obtém o 3º lugar no Grande Prémio da TV da Canção. Neste mesmo ano grava o tema "Sol de Inverno" e  ainda "Poema de Nós Dois", e o tema "Passagem de Nível".
Em 1966 vence o Festival RTP da Canção de 1966 com a canção "Ele e Ela", da autoria de Carlos Canelhas, com o tema "Rebeldia" fica em 3º lugar,   e ainda, com "Caminhos Perdidos" obtém o 6º lugar. No Festival Eurovisão da Canção (1966) embora não ganhe, obtém grande sucesso, e "El Y Ella", a versão em espanhol, é editada em Espanha, França e Holanda. Ainda em 1966 obtém o segundo lugar no Festival do Mediterrâneo, com a canção "Setembro". Vence também o Prémio da Hispanidade com "Vuelo 502". O filme "Sarilho de Fraldas", de Constantino Esteves, onde volta a contracenar com Calvário, é um enorme sucesso e são editados dois EPs com temas desse filme.
Em 1967 recebe o prémio da Casa da Imprensa.
Madalena Iglésias continua gravando imensos temas, sendo grande parte deles em espanhol.
Em 1968, fica em 4º lugar nas Olimpíadas da Canção com o tema "Tu Vais Voltar", e no Festival do Rio de Janeiro, "Poema da Vida".
Em 1969 participa no Festival RTP da Canção com "Canção Para um Poeta".
Casou-se em 1972, abandonou a carreira artística e foi viver para a Venezuela. Actua para o Canal 4 da televisão Venezuelana.  Decidiu entretanto deixar de actuar,  para se dedicar exclusivamente à educação dos filhos.
Em 1987 mudou-se para Barcelona, onde vive actualmente.
Em 1990 nas comemorações do centenário do Coliseu de Lisboa, no espectáculo da Grande Noite do Fado de Lisboa, Madalena Iglésias recebeu o prémio prestigio. É homenageada na peça "What Happened to Madalena Iglésias?", um grande êxito da época, criado por Filipe La Féria.
Em 1994 a editora Movieplay editou uma compilação da cantora na série "O Melhor dos Melhores". A Strauss editou "Saudades de Lisboa", em 1996, e "É Já Sol Pôr", em 1997, com temas gravados para a editora espanhola Belter.
Em 2008 é lançada uma fotobiografia " O Meu Nome é Madalena Iglésias", da autoria de Maria de Lourdes Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário