Previsão do Tempo

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Bloqueio francês do rio da Prata foi um bloqueio naval que aconteceu entre 28 de março de 1838 e 29 de outubro de 1840


O Bloqueio francês do rio da Prata foi um bloqueio naval que aconteceu entre 28 de março de 1838 e 29 de outubro de 1840, quando a esquadra francesa fechou completamente o Rio da Prata ao comércio deBuenos Aires e dos outros portos fluviais argentinos.
O bloqueio foi realizado por causa da negativa do governo de Juan Manuel de Rosas em aceitar que os cidadãos franceses não fossem obrigados a prestar serviço militar; obter satisfações por supostas ofensas contra cidadãos franceses; e assegurar que a França fosse tratada como nação mais favorecida perante a Argentina.
Foi consequência da atitude arrogante da representação francesa, amparada na política expansionista de Luís Felipe de Orleáns, e no apoio francês ao general Andrés de Santa Cruz na corrida armamentista que conduziria à Guerra entre Argentina e Confederação Peruano-Boliviana.
Esta ação militar francesa promoveu a oposição a Rosas, dando origem a diversos movimentos rebeldes no Uruguai e províncias argentinas que buscavam derrubar o governo. Tendo fracassado nos seus objetivos, otratado Mackau-Arana pôs fim ao bloqueio.

Sem comentários:

Enviar um comentário