Previsão do Tempo

domingo, 24 de outubro de 2010

A ONU entrou oficialmente em existência em 24 de Outubro de 1945

Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objectivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacionalsegurança internacionaldesenvolvimento econômicoprogresso socialdireitos humanos e a realização dapaz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objectivo de deter guerras entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.
Existem atualmente 192 estados-membros, incluindo quase todos os estados soberanos do mundo. De seus escritórios em todo o mundo, a ONU e suas agências especializadas decidem sobre questões dessubstantivas e administrativas em reuniões regulares ao longo do ano. A organização está dividida em instâncias administrativas, principalmente: a Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal); o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Económico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação económica e social internacional e desenvolvimento); o Secretariado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU), o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). Além de órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A figura mais publicamente visível da ONU é o Secretário-Geral, cargo ocupado desde 2007 por Ban Ki-moon, da Coreia do Sul. A organização é financiada por contribuições voluntárias dos seus Estados membros, e tem seis idiomas oficiaisÁrabeChinêsInglêsFrancêsRusso e Espanhol.
Seguindo na esteira da fracassada Liga das Nações (1919-1946) (que os Estados Unidos nunca se tornou membro) a Organização das Nações Unidas foi criada em 1945  para manter a paz internacional e promover a cooperação internacional na solução dos problemas económicos, sociais e humanitários. Os primeiros planos concretos para uma nova organização mundial foi iniciado sob a égide do Departamento de Estado dos Estados Unidos em 1939Franklin D. Roosevelt primeiro cunhou o termo "Nações Unidas" como um termo para descrever os países aliados. O termo foi usado oficialmente em 1 de janeiro de 1942, quando 26 governos assinaram a Carta do Atlântico, prometendo continuar o esforço de guerra.  Em 25 de abril de 1945, a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional começou em São FranciscoEstados Unidos, que reuniu 51 governos e um número de organizações não-governamentais envolvidas na elaboração da Carta das Nações Unidas. A ONU entrou oficialmente em existência em 24 de Outubro de 1945 após a ratificação da Carta pelos cinco membros permanentes doConselho de SegurançaFrançaRepública da ChinaUnião SoviéticaReino Unido e os Estados Unidos, e pela maioria dos outros 46 países signatários. As primeiras reuniões da Assembleia Geral, com 51 nações representadas, e o Conselho de Segurança, teve lugar em Westminster Central Hall, em Londres em janeiro de 1946.
Desde a sua criação, tem havido controvérsia e críticas sobre a atuação da Organização das Nações Unidas. Nos Estados Unidos, um grande opositor da ONU foi a  John Birch Society, que começou a campanha "get US out of the UN", em 1959, alegando que o objectivo da ONU foi o de estabelecer um "Governo Mundial Único". Após a Segunda Guerra Mundial, o Comitê Francês de Libertação Nacional não foi reconhecido pelos Estados Unidos como o governo da França, e assim o país foi inicialmente excluído das conferências que visavam a criação da nova organização. Charles de Gaulle criticou a ONU e não estava convencido de que uma aliança global de segurança ajudaria a manter a paz no mundo, preferindo a defesa directa dos tratados entre os países.

Sem comentários:

Enviar um comentário