Previsão do Tempo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Principais acontecimentos registados a 26 de Outubro:


Principais acontecimentos registados a 26 de Outubro:

 1841 - Nasce José Fontana, fundador do movimento socialista português.

 1850 - Outo-proclamação de Hung-Siu-Tsuen como imperador, após a rebelião de Taiping, na China.

           - Anulação do protectorado italiano da Etiópia através do tratado de Adis Abeba

1860 - Termina a luta de Garibaldi pela conquista da Sicília, Itália.

1863 - Realiza-se a reunião da união The Football Association que tratara, dentre os tantos assuntos, da universalização das regras do futebol.

1869 - Nasce Washington Luiz, presidente do Brasil.

1886 - Inauguração da Estátua da Liberdade (EUA).

1905 - Reconhecimento da independência da Noruega pela Suécia.

1911 - Proclamação da República chinesa.

1916 - Nasce François Mitterrand, político e ex-presidente francês.

1917 - Brasil declara estado de guerra com a Alemanha, na I Guerra Mundial.

1928 - O convento de Varatojo reinicia a actividade, após o seu encerramento na sequência da implantação da república.

1947 - Nasce Hillary Clinton, ex-primeira dama e política dos Estados Unidos.

1955 - Proclamação da república do Vietname do Sul, sob a presidência de Dinh Diem.

1956 - Tropas do Pacto de Varsóvia invadem a Hungria.

1958 - Pan Am começa a operar com Boeings 707 no trajecto Nova Iorque (EUA)-París (França).


1962 - O primeiro-ministro soviético, Nikita Krutschev, propõe a retirada dos mísseis de Cuba se os Estados Unidos retirarem da Turquia (a proposta foi recusada).

1975 - O presidente egípcio, Anwar Sadat, torna-se no primeiro dirigente do seu país a visitar os EUA para pedir ajuda económica e militar.

1976 - Decreta-se a prisão preventiva de Estela Peron, mulher do ex-presidente argentina.

          - A assembleia-geral da ONU manifesta-se contra o "Apartheid", com 134 votos a favor e zero contra, apelando a todos os governos membros para que proíbam quaisquer contactos com o Transkei - primeiro território sul-africano "independente".

1981 - Uma comissão mista de parlamentares portugueses e da CEE inicia, em Lisboa, um encontro de três dias, destinado a análise do processo de adesão de Portugal à Comunidade.

1982 - O príncipe cambodjano, Norodom Sihanouk, afirma na ONU que o seu governo de coligação está disposto a assinar a paz com o Vietname, caso os vietnamitas se retirem do seu território.

1983 - Forças dos EUA e de outros países das Caraíbas prosseguem os combates em Granada, no segundo dia da invasão, tendo falecido dois norte-mericanos e feridos outros 22. Nas lutas morreram, ainda, 12 cubanos.

1984 - Morre, em Greenwich (Connecticut, EUA), o aviador português José Cabral aos 87 anos de idade, que ajudou a transportar os refugiados dos Marrocos para Portugal, no decurso da II Guerra Mundial.

           - Três búlgaros e quatro turcos são incriminados, em Roma (Itália), por cumplicidade no atentado contra o Papa João Paulo II, em 13 de Maio de 1981, na praça de S.Pedro.

1986 - Cinco trabalhadores de uma mina de ouro na África do Sul morrem, em consequência da queda de um elevador sobre uma plataforma onde se encontravam 32 mineiros.

        - O francês Alain Prost, da Mclaren, ganha, em Adelaide, o grande prémio da Austrália em formula-1 e renova o titulo mundial de pilotos.

1987 - Jane Kirkpatrick, ex-embaixadora dos EUA na ONU, decide não se apresentar como candidata do partido republicano às presidenciais norte-americanas.

1988 - Morre Eric Larson aos 83 anos de idade, "cartoonista" de Walt Disney, criador de clássicos como "Pinóquio" e "branca de neve e os sete anões".

1989 - A comissão administrativa da conferência-geral da UNESCO aprova a utilização progressiva da língua portuguesa nas actividades desta organização das Nação Unidas.

1990 - Marion Barry, presidente da câmara de Washington, é condenado a seis meses de prisão por consumo de droga.

1991 - Cancela-se a deslocação da delegação parlamentar portuguesa à Timor, em virtude dos obstáculos levantados pela Indonésia com a presença de um grupo de três jornalistas, cujo nome as autoridades de Jacarta, inicialmente, vetaram.

1992 - O rei Hussein da Jordânia e o primeiro-ministro israelita, Yitzhak Rabin, assinam, sob os auspícios do presidente dos EUA, Bill Clinton, um acordo de paz que põe fim a 46 anos de conflitos.

1994 - Doze organizações não-governamentais apresentam, em Lisboa, Portugal, a declaração dos direitos das pessoas com HIV e SIDA.

1994 - Assinatuta dos acordo de paz entre Israel e a Jordânia.

1998 - Equador conclui acordo de paz com o Peru em torno da questão das fronteira entre pdos dois países.

1995 - Um ex-guarda-costas de um general indonésio revela que soldados da Indonésia mataram cinco jornalistas Ocidentais, em 1975, em Timor-Leste.

2004- Conclui-se a venda da empresa AT&T Wireless à Cingular, o que se cria a maior operadora de telefone celular dos Estados Unidos

          - Assinala-se a segunda passagem da sonda Cassini por Titã.

 2009 - A Comissão Constitucional aprecia textos de apresentação dos projectos constitucionais.   

             Este é o tricentésimo dia do ano. Faltam 66 dias para acabar 2010. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário