Previsão do Tempo

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Thales da Costa Pan Chacon, morreu a 2 de Outubro de 1997




Thales da Costa Pan Chacon, ator, bailarino e coreógrafo nasceu em São Paulo, Capital em 23 de novembro de 1956, consagrado em várias novelas da Rede Globo, como "Fera Radical", "Meu Bem, Meu Mal", "O Salvador da Pátria" e "Olho por Olho", além das minisséries "Avenida Paulista" e "Anos Rebeldes". Na Manchete, fez "Helena". A atriz Mayara Magri formou com Thales par romântico nas novelas "Helena, Helena" e "O Salvador da Pátria". Os dois reencontraram-se em 1997, no SBT, por ocasião das gravações da novela "Os Ossos do Barão". Esta foi sua última aparição na televisão. Nos palcos, Thales participou de "Fedra", dirigido por Antônio Abujamra. O trabalho corporal do elenco e as coreografias dessa peça foram feitos pelo ator.

Thales estava trabalhando na montagem da peça "Desassossego", baseada na obra de Fernando Pessoa, e havia o projeto de um filme dirigido por Maurício Faria, em que atuaria com Fernanda Torres. O ator começou sua carreira artística como bailarino e coreógrafo e fez pequenas participações em peças teatrais. Em 1984, quando integrava o elenco de "A Chorus Line", foi convidado por seu diretor, Walter Clark, para protagonizar o filme "Eu Sei Que Vou te Amar", de Arnaldo Jabor, ao lado de Fernanda Torres. Com o filme, que obteve sucesso de público e de crítica e valeu a Fernanda o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, na França, a carreira de Pan Chacon deslanchou e vieram convites para trabalhos na televisão. Thales começou a estudar dança em 1974, ano em que entrou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, abandonada por ele em 1978. Foi aluno de Ruth Rachou. Atuou ao lado de Marilena Ansaldi em "Escuta Zé", em 1978. Ainda no cinema fez, "Luzia Homem", e os curtas "Floresta da Tijuca", "Fonte da Saudade", " A pedra ouve passar o vento" e "Diálogo de Todo dia".

No ano seguinte, foi para a Bélgica, onde aprimorou sua técnica com Maurice Béjart. Além de participar de "A Chorus Line", o ator, que preferia ser considerado um bailarino, trabalhou, em 1987, no musical "Gardel, uma Lembrança". Em 1995, estrelou "Theatro Musical Brazileiro". Ainda nos palcos, atuou nas peças "Trilogia da Louca", "O Drácula", "Descalços no Parque", "Gilda - Um Projeto de Vida" e "No Coração do Brasil". O ator foi casado com a atriz e diretora de cinema Carla Camurati e participou do filme "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil", lançado em 1995 e dirigido por Carla. De 1993 a 1996, tempo em que ficou afastado do trabalho, Pan Chacon aproveitou para aprimorar seus conhecimentos. Lançou mão de suas economias para viajar e fazer cursos de dança. Retirado em seu sítio, aproveitou para ler e planejar a retomada da carreira, que ocorreu em 1996, quando aceitou o convite do diretor Antônio Abujamra para atuar em "Os Ossos do Barão". Gravar é sempre uma farra, dizia aos amigos. Pan Chacon tinha também o projeto de fazer, com Carla Camurati, um programa sobre culinária não-traumática. Além disso, estava ensaiando a ópera "La Serva Padrona", com estréia marcada em Belo Horizonte. O ator morreu aos 41 anos, em 2 de outubro de 1997.

1 comentário:

  1. A foto acima não é do ator Thales Pan Chacon e sim do ator Caíque Ferreira, que também morreu vítima da AIDS.

    ResponderEliminar