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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A 23 de Novembro de 1908, D, Manuel II inaugura o troço da linha férrea Espinho Oliveira de Azeméis (linha do Vouga)






Arquivo digital: Linha do Vale do Vouga - Portugal


A Linha do Vouga é uma ferrovia portuguesa explorada pela CP. Actualmente faz a ligação de Espinho a Aveiro, atravessando os concelhos de Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha e Águeda. Cuja a bitola é de 1000mm ou seja via métrica.

Companhia do Vale do Vouga (1907-1946)
A 29 de Janeiro de 1907 são publicados os estatutos da “Compagnie Française pour la Construction et Explotation de Chemins de Fer à L’Etrange”.

A 5 de Fevereiro de 1907 é assinado o contrato de concessão da Linha do Vale do Vouga.

O troço Espinho - Oliveira de Azeméis é inaugurado a 23 de Novembro de 1908 por D. Manuel II, correspondendo ao compromisso assumido pelo pai, o rei D. Carlos, assassinado em 1 de Fevereiro desse ano. Os trabalhos seguiram com a assistência de D. Manuel II; inicia-se a exploração até à estação de Sernada do Vouga em 1911; de Sernada a Vouzela e Bodiosa a Viseu, em 1913; de Vouzela a Bodiosa, em 1914.



É aprovado em Fevereiro de 1909 a construção do ramal de Aveiro, ligando a estação de Aveiro à linha do Vale do Vouga em Sernada do Vouga. Nesse mesmo mês, é aprovado o projecto das instalações para o entroncamento do ramal da Linha do Vale do Vouga com a Linha do Norte em Aveiro. È concluído o ramal em Setembro de 1911.

Em 7 de Julho de 1923, em assembleia geral, fica decido a nacionalização da companhia, sendo aprovados em 01 de Abril de 1924 os estatutos da nova empresa que passa a ser designada por “Companhia Portuguesa para a Construção e Exploração de Caminhos de Ferro” A Companhia tem como objectivo construir e explorar as Linhas do Vale do Vouga.

Em 30 de Dezembro de 1946 é assinada a escritura da transferência da concessão da Companhia do Vale do Vouga para a CP

Linha do Vouga - CP (1946 - )
O serviço no troço Sernada - Viseu esteve suspenso desde o início da década de 1970 até 1974, tendo o encerramento da linha sido justificado com a ocorrência de incêndios florestais, alegadamente provocados pelas locomotiva a vapor.

Após o 25 de Abril, a linha é reaberta e os comboios a vapor são substituídos por automotoras. No entanto, nos finais de 1989 fica decidido o seu encerramento definitivo, que acabaria por acontecer em Janeiro do ano seguinte.

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