Previsão do Tempo

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cândida Branca Flor , nasceu a 12 de Novembro de 1949




Cândida Branca Flor (Beringel, 12 de Novembro de 1949 — Massamá, 11 de Julho de 2001), de seu nome verdadeiro Cândida Maria Coelho Soares, foi uma reconhecida cantora portuguesa
Cândida Branca Flor frequentou aulas de canto com a professora Maria do Rosário Coelho e entrou na carreira artística integrando a Banda do Casaco, grupo inovador na música popular portuguesa dos anos 70. Foi, aliás, ao tema "Romance de Branca Flor" do álbum Coisas do arco da velha (considerado em Portugal como 'Disco do Ano' de 1976), que foi buscar o nome artístico que a tornaria célebre na sua carreira a solo.


Ídolo das crianças no final da década de 70 e início dos anos 80, apresentou, ao lado de Júlio Isidro, o programa televisivo "Fungagá da Bicharada", enveredando, depois, pela carreira de cantora com a edição da banda sonora desse programa.

Em 1979, participou, pela primeira vez, no Festival RTP da Canção, com "A Nossa história de amor" (3ª eliminatória, não passando á final), voltando ao certame em 1982, em "Trocas e Baldrocas" e, em 1983, ao lado de Carlos Paião, com "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)". Entre 1978 e 1993, editou oito álbuns. Nos últimos anos, colaborou com inúmeros nomes da música popular portuguesa e deu espectáculos atrás de espectáculos para os emigrantes portugueses no estrangeiro.

A 11 de Julho de 2001 suicidou-se, o que surpreendeu os seus admiradores devido à imagem de alegria contagiante que projectava em público.

Sem comentários:

Enviar um comentário