Previsão do Tempo

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Celso Roberto Pitta do Nascimento, morreu a 20 de Novembro de 2009


Celso Roberto Pitta do Nascimento, nasceu no dia 29 de setembro de 1946, no Rio de Janeiro, estudou na Universidade de Havard (EUA), trabalhou na cidade de São Paulo entre os anos de 1993 e 1996 como secretário de finanças, e após, em 1997, se candidatou ao cargo de Prefeito da cidade de São Paulo pelo partido PPB assim como Geraldo Alckmin. Sua candidatura foi apoiada por Paulo Maluf, na época prefeito da cidade de São Paulo, conseguiu se eleger ao tão almejado cargo, no qual permaneceu por 3 anos e 4 meses. Teve um mandato marcado pela corrupção como José Sarney, e envolvimento com quadrilhas para lavagem de dinheiro. No período que esteve presente na prefeitura de São Paulo, Pitta não tinha apoio total dos outros políticos. Em 2002 e em 2006 se candidatou para Deputado Federal, mas o povo não acreditava mais nele, sendo assim, não conseguiu se eleger.
Prefeito
Prefeito

Corrupição

Diferente de Fernando Henrique Cardosos e Lula, Pitta foi um político um tanto quanto corrupto, não ficou até o final do mandato, pois em março de 2000 surgiram várias denuncias de corrupção, até sua ex-esposa Nicéia Camargo resolveu “abrir o bico”, e o denunciou para o Ministério Público, suas denúncias foram de sonegação de impostos, super faturamento de obras públicas, aliciamento à quadrilha, e vários vereadores e secretários foram incluídos nessse escandalo, até mesmo o ex-prefeito e padrinho de campanha de Pitta, Paulo Maluf, estava envolvido nas falcatruas. Acabou sendo afastado por 19 dias do cargo de prefeito, e após esse ocorrido, em maio de 2000 a justiça fez cumprir sua decisão, e Pitta perdeu seu mandato. 
Preso
Preso

Prisões

Dentre vários mandados de prisão e escândalos envolvendo o ex-prefeito,  há duas cenas que ficarão na mente de todos. Uma quando a imprensa focou Celso Pitta ser preso em 08 de julho de 2008 na operação Santiagra, sua prisão foi anunciada na mídia antes de acontecer, e o Brasil inteiro vislumbrou Pitta, Daniel Dantas, Naji Nahas e outras pessoas envolvidas com o grupo Oportunity  a irem para a cadeia, sendo que Pitta foi de pijama, e lá permaneceu por 18 dias. E no fim do mesmo ano, Pitta foi intimado a pagar R$ 100 mil à ex-esposa por atrasar 5 meses a pensão alimentícia, só que Pitta ficou foragido por uma semana, e  Nicéia divulgou na mídia que pagaria R$ 1 mil para quem desse noticias que levasse ao paradeiro dele. E no ano seguinte ficou cumprindo prisão domiciliar por este incidente. 
Celso Pitta
Celso Pitta

Doença

Em janeiro de 2009, Pitta retirou um tumor do intestino, era diabético, e mesmo assim lutou fortemente contra a doença. No início de Novembro deste ano foi internado no Hospital Sírio Libanês, mesmo com todo tratamento não resistiu e em 20 de novembro de 2009 ele veio a falecer. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa da cidade de São Paulo acompanhando por varios politicos entre eles Eduardo 

Sem comentários:

Enviar um comentário