Previsão do Tempo

sábado, 13 de novembro de 2010

Cleyde Becker Iaconis, nasceu a 14 de Novembro de 1923


Cleyde Becker Iaconis, mais conhecida como Cleyde Yáconis, (Pirassununga14 de novembro de 1923) é uma atriz brasileira.
Iniciou sua carreira no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) ao lado da irmã, a atriz Cacilda Becker. Tem um dos repertórios teatrais mais variados e ilustres da dramaturgia nacional. Para Cleyde, sempre foi normal a escalação para interpretar personagens de mais idade que a sua própria, talvez devido à sua voz de contralto e suas feições graves.
Participou ativamente em produções de teatro e televisão, mas em cinema atuou muito pouco em mais de meio século de carreira. Atualmente faz a divertida Dona Brígida Gouveia, na novela Passione, de Sílvio de Abreu, exibida pela Rede Globo. Dentre seus trabalhos na televisão, destacam-se Mulheres de AreiaOs InocentesGaivotasNinho da SerpenteRainha da SucataVamp e Torre de Babel.
Em 29 de setembro de 2009, o antigo Teatro Cosipa Cultura passou a chamar-se Teatro Cleyde Yáconis, em homenagem à atriz que protagonizou a primeira peça montada na casa – O Caminho para Meca.
Em julho de 2010 se afastou de Passione por ter quebrado o fêmur.Voltou as gravações no dia 12 de Agosto. Devido a complicações que teve no implante da prótese em seu fêmur, a atriz está afastada das gravações de "Passione" por pelo menos 15 dias, segundo informações do jornal Extra desta terça-feira (26/10/2010).

Sem comentários:

Enviar um comentário