Previsão do Tempo

domingo, 14 de novembro de 2010

D. Manuel II de Portugal, nasceu a 15 de Novembro de 1889


D. Manuel II de Portugal (nome completo: Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Saxe-Coburgo-Gota e Bragança; 15 de Novembro de 1889 - 2 de Julho de 1932) foi o trigésimo-quinto e último Rei de Portugal. D. Manuel II sucedeu ao seu pai, o Rei D. Carlos I, depois do assassinato brutal deste e do seu irmão mais velho, o Príncipe Real D. Luís Filipe, a 1 de Fevereiro de 1908.
Antes da sua ascensão ao trono, D. Manuel foi duque de Beja e Infante de Portugal.
A 4 de Outubro de 1910, começou uma revolução e no dia seguinte, 5 de Outubro deu-se a Proclamação da República em Lisboa. O Palácio das Necessidades, residência oficial do Rei, foi bombardeado, pelo que o monarca terá sido aconselhado a dirigir-se ao Palácio Nacional de Mafra, onde sua mãe, a Rainha, e a avó, a Rainha-mãe D. Maria Pia de Sabóia viriam juntar-se a ele. No dia seguinte, consumada a vitória republicana, D. Manuel II decidiu-se a embarcar na Ericeira no iate real "Amélia" com destino ao Porto. Os oficiais a bordo terão demovido D. Manuel dessa intenção, levando-o para Gibraltar. A família real seguiu dali para o Reino Unido, onde foi recebido pelo rei Jorge V.
Faleceu inesperadamente na sua residência (Fulwell Park, Twickenham) , a 2 de Julho 1932, sofocado por um edema da glote. O Governo Português, chefiado por Salazar, autorizou a sua sepultura em Lisboa, organizando funerais de estado. Os seu restos mortais chegaram a Portugal, a 2 de Agosto, sendo sepultados no Panteão dos Braganças, no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.

1 comentário:

  1. olhe este testo ajudou-me muito na disciplina doe historia muito obrigado João Couto . lool

    ResponderEliminar