Previsão do Tempo

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Eduardo V de Inglaterra, nasceu a 4 de Novembro de 1470


Eduardo V de Inglaterra (4 de Novembro de 1470 — 1483) foi Rei de Inglaterra da casa de York, durante o ano de 1483, apesar de nunca ter sido coroado. Era filho do rei Eduardo IV de Inglaterra e da sua consorte Isabel Woodville.
Eduardo nasceu na Abadia de Westminster, onde a sua mãe encontrara refúgio durante o exílio do pai e breve restauração de Henrique VI. Foi criado Príncipe de Gales em Junho de 1471, depois do regresso definitivo de Eduardo IV ao trono.
Em Abril de 1483, Eduardo sucedeu ao seu pai, com apenas 12 anos. Juntamente com o seu irmão mais novo Ricardo, Duque de York, foi entregue à guarda do tioRicardo, Duque de Gloucester, que também assumiu a regência. Menos de três meses depois, Gloucester fez aprovar no parlamento uma resolução que declarava os filhos de Eduardo IV ilegítimos e portanto indignos de asceder ao trono. A decisão fundamentava-se em provas da união de Eduardo IV com uma tal Leonor Talbot, o que tornava bígamo o casamento com Isabel Woodville. Uma vez que os restantes irmãos de Eduardo IV estavam já mortos, e os filhos de George, Duque de Clarence estavam barrados de asceder ao trono pela traição do seu pai, Gloucester declarou-se rei de Inglaterra com o nome de Ricardo III.
Eduardo V e o seu irmão Ricardo foram então levados para a Torre de Londres e nunca mais foram vistos em público. O que lhes aconteceu permanece incerto e é um dos mistérios da história de Inglaterra. O mais provável é terem sido assassinados, talvez por ordens de Ricardo III, que desejava assegurar a sua condição de rei. Para mais detalhes consulte Torre de Londres.

Sem comentários:

Enviar um comentário