Previsão do Tempo

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jimmy Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix no dia 27 de Novembro de 1942


Jimmy Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix às 10:15 do dia 27 de Novembro de 1942, no Seattle’s King County Hospital, foi depois renomeado James Marshall pelo seu pai. O jovem Jimmy ( como era referido na altura) cedo se interessou por musica, sendo muito influenciado por artistas de renome na altura, como B.B. King, Muddy Waters, Howlin’ Wolf, Buddy Holly e Robert Johnson. De uma forma inteiramente autodidata, a incapacidade de Jimmy aprender a ler música, fê-lo concentrar ainda mais na música que ouvia.
O seu pai “Al” reparou no interesse de Jimmy pela guitarra, relembrando “quando saía , mandava o Jimmy limpar o quarto e, quando voltava, via o quarto cheio de restos de palha no chão. Vim depois a descobrir que o Jimmy se entretinha a fingir que a vassoura era uma guitarra, soltando fios de palha por todo o lado”. Finalmente “Al” deu a Jimmy um “Ukelele” de uma corda , o que para Jimmy foi um grande avanço em relação á vassoura.
No Verão de 1958, “Al” comprou a Jimmy uma guitarra acústica em segunda mão de cinco dólares a um dos seus amigos. Pouco tempo depois, Jimmy juntava-se à sua primeira banda, os Velvetones. Após três meses com o grupo, Jimmy partiu em busca dos seus próprios interesses. No Verão seguinte, “Al” comprou a Jimmy a sua primeira guitarra eléctrica, uma Supro Ozark 1560S; Jimmy usou-a quando se juntou aos Rocking Kings.
Em 1961, Jimmy saiu de casa para se alistar no exército, e em Novembro de 1962 ganhou o direito a usar a “águia” do corpo de paraquedistas. Enquanto esteve estacionado em Fort Campbel, Kentucky, Jimmy formou os The King Casuals com o baixista Billy Cox. Após ter sido dispensado do exército depois de um acidente num salto de para-quedas, Jimmy começou a trabalhar como guitarrista sob o nome Jimmy James.No final de 1965, Jimmy tinha tocado com artistas como Ike e Tina Turner, Sam Cooke, The Isley Brothers e Little Richard. Jimmy separou-se de Little Richard para formar a sua própria banda, Jimmy James e os Blue Flames, deixando o papel de guitarra de acompanhamento e assumindo-se como guitarrista solo principal.
Durante a segunda metade de 1965, e na primeira metade de 1966, Jimmy tocou em pequenos espaços na Greenwich Village, muitas vezes com o baixista dos Animals, Chas Chandler. Chandler ficou impressionado com a performance de Jimmy e em Setembro de 1966 propôs a Jimmy Hendrix um acordo que o havia de levar para Londres e formar uma nova banda.
Mudando o seu papel de baixista para Manager, a primeira tarefa do Chandler foi mudar o nome de Hendrix para “Jimi”. Com o baterista Mitch Mitchel e o baixista Noel Redding, a recém-formada Jimi Hendrix Experience rapidamente se tornou um fenómeno no final de 1966 em Londres.
O primeiro single de “The Experience”, intitulado “Hey Joe”, esteve 10 semanas no top de vendas do Reino Unido, atingindo o 6º lugar no inicio de 1967. Este single de estreia foi rapidamente seguido pela comercialização de um álbum completo “Are You Experienced”, compilação de musica psicadélica que deixava sinais que algo de novo iria acontecer na música e numa nova geração. Are You Experienced permanece um dos álbuns mais populares de todos os tempos, com obras primas como “Purple Haze”, “The Wind Cries Mary”, “Foxey Lady”, “Fire” e “Are you Experienced?”.
Apesar do fantástico sucesso de Hendrix em Inglaterra, foi só após o retorno aos EUA em Junho de 1967 que Jimi incendiou uma multidão no Monterey Pop Festival com a sua lendária performance de “Wild Thing”. Rapidamente The Jimi Hendrix Experience transformou-se num dos mais populares concertos do mundo.
A seguir a “Are You Experienced?” Jimi lançou “Axis: Bold as Love”. Em 1968 Jimi tinha agora uma grande controlo na direcção da sua música: Passava um tempo considerável em estúdio, na produção do seu som e aperfeiçoando uma visão musical cada vez mais clara.
De volta aos Estados Unidos, Hendrix construiu a sua própria editora, Electric Lady Studios em Nova Iorque. O nome deste projecto foi a base para o seu mais exigente trabalho, um LP duplo “Electric Ladyland”, mas a partir de 1968 a enorme procura de concertos e trabalho em studio cobrou o seu preço e a “Experience” chegou ao fim em 1969.
O Verão de 1969 trouxe crescimento emocional e musical a Jimy Hendrix. Ao tocar no Woodstock, em Agosto de 1969, Jimi juntou forças com uma banda eclética, os Gipsy Sun & Rainbow, com Jimi Hendrix, Mitch Mitchel, Billy Cox, Juma Sultan, e Jerry Velez. A performance em Woodstock foi coroada pela versão renegada de “Star and Spangled Banner”, o que levou a audiência, toda coberta em lama, ao frenesim.
1969 também consolidou uma composição da banda com Jimi Hendrix na Guitarra, o baixista Billy Cox e o baterista Buddy Miles. Actuando como “Band of Gipsys”, este trio uma série de quatro performances de ano novo em 31 de Dezembro de 1969 e Janeiro de 1970. Os pontos altos desta acção foram compilados e divulgados posteriormente a meio de 1970 em “Live at the Filmore East em 1999”.
Á medida que 1970 avançava, Jimi trouxe de volta o baterista Mitch Mitchel, e em conjunto com o baixista Billy Cox, este novo trio voltou a formar a The Jimi Hendrix Experience. No estúdio, o grupo gravou algumas faixas de dois LP’s. Infelizmente, Hendrix nunca viu a conclusão deste trabalho devido à pressão das digressões e à sua morte prematura a 18 de Setembro de 1970. Felizmente as gravações de Hendrix prevista para serem lançadas no novo álbum, foram finalmente libertadas com o apoio da família e do engenheiro de som Eddie Kramer, no trabalho de 1997 “First Rays Of The Risisng Sun”.
A partir de gravações demo e masters finalizado, Jimi Hendrix criou uma fantástica colecção de canções e temas durante a sua curta carreira. A musica de Jimi Hendrix abraça os blues, baladas, Rock, R&B, e Jazz, fazendo de Jimi Hendrix um dos principais artistas da música contemporânea e do Rock..

Sem comentários:

Enviar um comentário