Previsão do Tempo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lennart Johansson,nasceu a 5 de Novembro de 1929



Lennart Johansson (Estocolmo5 de novembro de 1929) foi presidente da UEFA, a União de Associações de Futebol Européias desde 1990 até 2007 e vice-presidente da FIFA, Federação Internacional de Futebol.
Foi presidente do AIK Solna, clube do subúrbio de Estocolmo. A experiência como presidente do clube o levou a ser em 1984 presidente da Federação Sueca de Futebol (SvFF) e sua gestão durou até 1991. Neste período Johansson já se envolvia com as atividades da UEFA e em Abril de 1990 em consequência de sua liderança forte e competente foi eleito o quinto presidente da UEFA, cargo esse ocupado anteriormente por Jacques Georges.Permaneceu como presidente da instituição até 2007quando então em 26 de Janeiro perdeu as eleições para o jogador francês Michel Platini por 27 votos contra 23.
Johansson foi também vice-presidente da FIFA, e em 1998 foi candidato a sucessor do brasileiro João Havelange, presidente da organização, mas foi derrotado por Sepp Blatter. No entanto, continou trabalhando para o órgão onde adquiriu as funções de presidente do Comité Organizador do Campeonato do Mundo e do Bureau 2006 FIFA World Cup Germany. É também membro do Comité de Emergência e do de Estudos Estratégicos.
Atualmente Lennart Johansson reside em Estocolmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário