Previsão do Tempo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Libertad Lamarque nasceu a 24 de Novembro de 1908 em Rosário, Argentina




Libertad Lamarque nasceu a 24 de Novembro de 1908 em Rosário, Argentina, filha de Gaudêncio Lamarque, uruguaio de origem francesa e Pepa Bouza uma imigrante espanhola. Desde os primeiros anos de vida Libertad mostrou grande talento para a actuação e principalmente para cantar, razão pela qual sua mãe apoiou-a em tudo o que pode, aos 7 anos estreou-se numa peça de teatro, e aos 12 anos já era uma profissional.
Em 1922 a família Lamarque veio viver para Buenos Aires onde Libertad poderia alcançar um futuro artístico.
Quando Libertad completou 18 anos, em 1926, gravou o seu primeiro disco de tangos, que foi um admirável sucesso. Os êxitos sucederam-se, mas Libertad sentia necessidade de amar e ser amada e casa com Emílio Romero, com quem teve uma filha em 1928 de nome Mirtha. Passados anos as decepções começam a surgir e Libertat pede o divorcio, mas naquele tempo era muito difícil. Após este facto Libertad começa a sofrer de depressões e com o desespero Libertad tentar suicidar-se atirando-se de uma janela dum hotel, em Santiago do Chile, mas felizmente o toldo do hotel salva-a.
Logo o seu ex-marido, rapta sua filha e leva-a para o Urugai.
Libertad acompanhada de polícia e amigos parte para Montevideu, com o propósito de recuperar a sua filha.
Mas a sua carreira continuou e sempre com êxitos, embora uma grande discussão com a colega de teatro Eva Duarte, levou-a a sair da Argentina e ir para o México acompanhada pelo seu segundo marido.
Em 1945 no México todos conheciam Lamarque como uma excelente actriz dramática, uma óptima cantora de tangos, boleros e canções folclóricas da América Latina, e por estes motivos começaram a chamar-lhe a “Noiva da América”.
Quando volta a Buenos Aires, depois da queda de Peron, entrou na peça “La Dolly Levy” de Hello Dolly, o povo ansioso por aquela magnífica voz, aclamou-a com admiração, respeito e amor. Em toda a América do Sul Libertad junta multidões.
Os anos passaram e em 1996 decidiu radicar-se em Miami, Florida, acompanhada de sua ajudante Irene Lopez, e sua filha Mirtha, seu genro, 5 netos e 10 bisnetos ficaram em Buenos Aires.
Com 92 anos Libertat continuava activa, alegre, cordial e muito feliz porque tinha uma participação especial numa telenovela.
Só que numa manhã, sentiu-se mal e teve de ser internada de urgência no Hospital do Distrito Federal, onde esteve hospitalizada 10 dias, e no dia 12 de Dezembro de 2000 (dia da Virgem de Guadalupe), a Dama do Tango, a Noiva da América deixou de existir.
Seu corpo foi cremado e as suas cinzas deitadas na costa de Miami.

Sem comentários:

Enviar um comentário