Previsão do Tempo

domingo, 28 de novembro de 2010

Manuel de Brito, morreu a 29 de Novembro de 2005

Manuel de Brito (1928Rio de Janeiro – 29 de Novembro 2005Lisboa), foi um dos primeiros e maiores galeristas e livreiros portugueses do século XX.
Em 1964 abre em Lisboa a Galeria 111, que terá sucursal no Porto (1971). Ao longo da vida, reúne cerca de 2000 obras de artedesenhopintura e escultura, uma das maiores e mais importantes colecções do país.

Morreu o galerista Manuel de Brito
Manuel de Brito tinha 77 anos e era presidente da Associação Portuguesa de Galerias de Arte.
Brito fundou a Galeria 111 em 1964, em Lisboa, tendo dirigido este espaço por mais de 40 anos. Lançou vários artistas portugueses, como Graça Morais. No início da sua actividade, a 111 mostrou trabalhos de artistas que, até então, nunca tinham exposto, como Álvaro Lapa, Joaquim Bravo ou António Sena.
Outros artistas em início de carreira viriam ainda a expôr naquele espaço, como Eduardo Batarda, Manuel Baptista, René Bertholo, Noronha da Costa, João Cutileiro ou José Rodrigues.
Mais tarde, vários artistas já consagrados viriam a mostrar os seus trabalhos na Galeria 111. Foi o caso de António Dacosta, Menez, Júlioo Pomar, Paula Rego e Maria Helena Vieira da Silva, entre outros.
Actualmente, a 111 representa Eduardo Batarda, Miguel Telles da Gama, Graça Morais, Júlio Pomar, Paula Rego, Bartolomeu dos Santos, Urbano, Joana Vasconcelos, Ana Vidigal, Lourdes de Castro, Pedro Avelar e Fátima Mendonça.
Em 1971, a 111 abre no Porto um segundo espaço sob a designação de Galeria Zen. Só em 1996, e depois de uma reestruturação, o espaço muda para o nome de Galeria 111.
Actualmente, a 111 do Porto está instalada num edifício recuperado de cinco andares, em frente ao Palácio de Cristal, onde existe, além dos espaço de exposições, uma zona residencial reservada para a administração (onde ficava instalado Manuel de Brito quando se deslocava ao Porto) e para os artistas em cartaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário