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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Martin Scorsese, nasceu a 17 de Novembro de 1942

Martin Scorsese (Queens, Nova Iorque, 17 de Novembro de 1942) é um cineasta norte-americano.
Críticos e estudiosos do cinema chamam-lhe de "o maior director americano vivo"; vários dos seus filmes ocupam lugar de destaque nas listas dos melhores filme do “American Film Institute” e na lista dos 250 melhores daInternet Movie Database. Embora seja alvo de grande admiração, e um dos nomes mais reconhecidos da indústria cinematográfica americana, por muitos anos foi considerado o grande "injustiçado" da Academia de Cinema de Hollywood, por nunca ter ganho um Óscar. Em 2007, no entanto, Scorsese livrou-se desta sina ao ganhar o prémio de Melhor Director por The Departed.
Scorsese queria ser padre, e muitos dos seus filmes trazem o seu selo da sua devoção católica. Muito cedo foi atraído pelo mundo mágico do cinema. Scorsese admitiu a sua obsessão pelo cinema no documentáriode 3 horas e 45 minutos que realizou em 1995, chamado “ A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies” ("Uma jornada pessoal com Martin Scorsese pelo cinema americano").
Scorsese frequentou a escola de cinema da Universidade de Nova Iorque; fazia filmes curtos, um dos quais – The Big Shave – ficou famoso na altura. O seu primeiro “filme a sério” – Who´s That Knocking At My Door com o seu colega de escola Harvey Keitel, e a partir daí tornou-se conhecido dos chamados “movie brats” da anos 70:Francis Ford CoppolaGeorge Lucas e Brian De Palma. Foi Brian de Palma que o apresentou a Robert De Niro, de quem se tornou amigo íntimo, tendo trabalho juntos em vários projectos (Mean Streets ouCaminhos PerigososTaxi DriverNew York, New YorkRaging Bull ou Touro IndomávelThe King of Comedy ou O Rei da ComédiaGoodfellas ou Os Bons Companheiros , Cape fear ou Cabo do Medo,Casino ou Cassino.
Em 1972 dirigiu Boxcar Bertha para o famoso produtor de filmes BRoger Corman que também tinha dado a primeira oportunidade a Coppola. “Boxcar Bertha” ensinou Scorsese a fazer filmes baratos e depressa, preparando-o para o seu primeiro filme com De Niro,Mean Streets. Aclamado pela crítica, “Mean Streets” foi o pontapé de saída para Scorsese e de Niro. A actriz Ellen Bustyn, escolheu Scorsese para dirigir o filme Alice doesn't live here anymore em 1974, pelo qual ganhou o Óscar de melhor Actriz. Em 1976, Scorsese deixou o mundo do cinema de boca aberta com Taxi Driver. O filme é protagonizado por Robert de Niro eJodie Foster, que têm performances brilhantes, num retrato considerado dos mais violentos e crus sobre a vida em Nova Iorque alguma vez levado à tela. Cinco anos mais tarde, Ronald Reagan, presidente dosEstados Unidos, foi quase assassinado por um jovem que justificou o seu acto com a obsessão que sentia pela personagem de Jodie Foster neste filme.
Taxi Driver recebeu quatro nomeações para os Óscares, incluindo o de melhor filme, e encorajou Scorsese a avançar para o seu primeiro projecto arrojado, New York, New York. Este tributo musical à cidade natal de Scorsese, resultou num enorme falhanço/fracasso de bilheteira/bilheteria, e a má recepção que teve levou Scorsese a uma depressão nervosa; mesmo assim conseguiu a inspiração para realizar o que será provavelmente o melhor filme de rockThe Last Waltz, que documenta o último concerto dos The Band em 1978. Em 1978 fez também um outro documentário chamado American Boy. Convencido de que não faria mais nenhum filme, devido ao seu estado de saúde precário, colocou todas as suas energias na realização de Raging Bull; amplamente reconhecido como sendo uma obra-prima, o filme recebeu oito nomeações para os Óscares, incluindo as de “melhor filme”, “melhor actor” (Robert de Niro) e pela primeira vez, a de “melhor director”. Robert de Niro ganhou, mas Scorsese perdeu para o primeiro filme de Robert Redford. Isto manteve Scorsese na produção de filmes, mas sem um grande êxito de bilheteira, teve que continuar a lutar para os conseguir realizar.
Até meio dos anos 80 Scorsese fez mais três filmes “menores”, The King Of Comedy, After Hours e The Color Of Money. Este último, protagonizado por Paul Newman e Tom Cruise, deu a Newman o seu primeiro Óscar como actor principal, assim como deu a Scorsese a segurança para iniciar um projecto que há muito lhe era querido, The Last Temptation Of Christ.
Scorsese filmou The Last Temptation Of Christ com um pequeno orçamento, sabendo que o filme seria controverso e que por isso não lhe traria grandes dividendos comerciais. No entanto, nada lhe fazia prever o furor que o filme causaria: grandes protestos nacionais (incluindo alguns a favor), nunca antes vistos por causa de um filme. Scorsese recebeu a sua segunda nomeação para melhor director, que no entanto viria a perder paraBarry Levinson. O apoio que lhe foi dado por importantes figuras políticas, impediu que ele se tornasse num proscrito em Hollywood, e deu-lhe o ímpeto para filmar Goodfellas, que se tornou no seu filme mais visto de sempre e provavelmente no seu maior êxito de bilheteira.
Com Goodfellas, Scorsese retornava à sua nativa Nova Iorque, e voltava a trabalhar com Robert de Niro e Joe Pesci. Este filme sobre a vida de um gangster, foi considerado o melhor filme sobre a máfia desde The Godfather de Coppola, e assegurou a Scorsese um lugar entre os melhores directores de sempre. Conseguiu com ele a sua terceira nomeação, mas mais uma vez perdeu para um estreante, desta vez Kevin Costner.
Seguidamente dirigiu um “remake” do thriller de 1963Cape fear, que provou a Hollywood que Scorsese era capaz de conseguir um êxito de bilheteira. No entanto os seus projectos continuavam a ser mais virados para a aclamação pela crítica: A Época da Inocência, no qual dirigiu Michelle PfeifferWinona Ryder e, pela primeira vez, Daniel Day-Lewis; e Kundun, considerado o seu trabalho menos "hollywoodiano". Continuou envolvido nos filmes durante os anos 90, com pequenas aparições como actor em filmes como Quiz ShoweSearch And Destroy, e ajudando à revelação de novos talentos. Revisitou Taxi Driver com Bringing Out The Dead, enquanto a crítica disse que Casino era o retorno de Goodfellas
A produção de Gangs Of New York, em 2002, foi vista como a sua aventura mais arriscada até à altura. Filmado originalmente para ser lançado no Inverno de 2001(para se qualificar para a nomeação dos Óscares), Scorsese adiou a produção final até ao início de 2002; consequentemente, o estúdio adiou-o quase um ano para ser apresentado na época seguinte dos Óscares. Com um orçamento de mais de 100 milhões de dólares, este foi o trabalho mais dispendioso de Scorsese. As críticas ao filme foram moderadamente positivas. Em Fevereiro de 2003 Gangs de Nova York recebeu dez nomeações para o Óscar; recebendo a sua quarta nomeação para melhor director, muitos pensaram que seria desta vez que Scorsese levaria o Óscar, mas, em vez disso foi Roman Polanski quem levou o troféu.
Scorsese recentemente tem trabalhado com o actorLeonardo Di Caprio, que se tornou o seu novo favorito. O seu primeiro trabalho com ele foi em "Gangues de Nova York", mais tarde realizou "O Aviador", sobre a vida do excêntrico milionário Howard Hughes, um projecto extremamente pretensioso, que resultou em 11 nomeações ao Óscar, de entre essas de melhor filme, melhor director, melhor actor (Leonardo Di Caprio), e recebeu 5 prémios. No entanto, Scorsese perdeu novamente o prémio de melhor director paraClint Eastwood. Em 2006, inicia mais um projecto envolvendo gângsters, desta vez em Boston, com Leonardo Di Caprio novamente no papel principal e com a primeira parceira entre Scorsese e Jack Nicholson, que nesse caso está a substituir um papel que era originalmente de Robert DeNiro, Os Infiltrados, baseado no filme chinês "Conflitos Internos". O filme está a ser considerado como um dos seus melhores filmes, sendo equiparado com "Taxi Driver". Martin Scorsese recebeu o Globo de Ouro de Melhor Director, e foi indicado a 5 Óscares incluindo Melhor Director.
Scorsese foi um dos editores do filme Woodstock. Tal como Coppola, James Cameron, “John Sayles” e outros, Scorsese começou a sua carreira como director trabalhando em filmes de baixo orçamento com Roger Corman.
Scorsese é o presidente da Film Foundation, uma organização não lucrativa dedicada à preservação dosfilmes mudos.
O director é conhecidamente um grande fã do neo-realismo italiano e do cineasta brasileiro Glauber Rocha, tendo até ajudado a recuperar alguns filmes do director que estavam perdidos.
Finalmente, Scorsese recebeu em 2007 o prémio de melhor director e melhor filme por Os infiltrados. Recebeu-o das mãos de Grandes Amigos (Francis Ford CoppolaGeorge Lucas, e Steven Spielberg), com isto a Academia aliviou o furor da crítica que, com certeza não deixaria passar mais um ano sem um Óscar de Melhor Director.
Em 04 Abril de 2008, estreará nos cinemas mundiais o filme The Rolling Stones Shine a Light, concebido e dirigido pelo premiado director - um declarado fã da banda - que, em duas apresentações no Beacon Theatre de Nova York, em Novembro de 2006, com dezasseis câmaras focadas directamente nos músicos, registou com profundidade a bela performance da banda em um repertório levemente diferenciado das apresentações normais. De forma genial mescla imagens de arquivo desde o início da banda, nos anos 60, confrontando com declarações actuais, como a pretensão de Mick Jagger em manter-se activo na carreira aos sessenta anos.

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