Previsão do Tempo

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Miguel José Ribeiro Cadilhe, nasceu a 10 de Novembro de 1944



Miguel José Ribeiro Cadilhe é um político e economista português (nascido a 10 de Novembro de 1944) foi secretário de Estado do Planeamento em 1980, no Governo de Sá Carneiro e ministro das Finanças, desde 6 de Novembro de 1985 a 5 de Janeiro de 1990, no Governo presidido por Cavaco Silva.
Miguel Cadilhe nasceu em Barcelos, mudou-se com menos de 1 ano de idade para a Póvoa de Varzim, onde viveu toda a sua infância e adolescência, até ir estudar para o Porto com 20 anos, onde passou a viver. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia do Porto em 1968, com a mais elevada classificação do curso, e aí leccionou durante vários anos. Em 1981 fez investigação na London School of Economics em temas de análise macroeconómica.
Foi administrador do banco BPA e também mais tarde BCP, entre outros bancos (BFE, BBI, BII). Em 1990 orientou o projecto do BPA de criação de umabusiness school, o Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais. É professor na Faculdade de Economia e Gestao da Universidade Católica no Porto desde 2006 e presidente da API - Agência Portuguesa para o Investimento desde a sua criação em Outubro de 2002 até Dezembro de 2005. No início de 2008 concorreu para presidente do maior banco português (Millennium BCP), mas perdeu em assembleia geral.
Miguel Cadilhe foi presidente do Banco Português de Negócios (BPN) durante quatro meses até este ser nacionalizado em Novembro de 2008, em plena crise financeira internacional, acção que criticou por o Governo não ter acolhido o plano que a sua administração apresentara.
É autor, entre outros, do livro "O sobrepeso do estado em Portugal", editado em 2005.

Sem comentários:

Enviar um comentário