Previsão do Tempo

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rock Hudson, nasceu a 17 de Novembro de 1925

Conhecer a vida secreta de Rock Hudson no Queer Lisboa
Rock Hudson foi uma das mais populares e conhecidas estrelas de cinema nos anos 50/60, sobretudo graças às diversas comédias românticas que protagonizou ao lado de Doris Day (embora a sua carreira comece sob os auspícios dos melodramas de Douglas Sirk). Cultivou no grande ecrã uma imagem masculina e viril (num sentido bastante clássico), ajustando-se a todo um conjunto de ideias convencionais de masculinidade. Porém, fora do ecrã e dos olhares públicos, o actor era uma outra pessoa: um homem que sentia atracção sexual e afectiva por outros homens, mas que escondia a sua verdadeira face sob uma máscara social de galã e homem "ideal".
O filme procura revelar o homem real por detrás do actor conhecido como Rock Hudson (o nome artístico de Roy Harold Scherer, Jr., que sugeria uma ideia de rudeza e testosterona). Através de depoimentos de várias personalidades que o conheceram (entre amigos, colegas de profissão, o seu médico pessoal ou mesmo esporádicos amantes - como o escritor Armistead Maupin), Rock Hudson - Dark and Handsome Stranger traça o percurso cinematográfico e pessoal do actor, desde os tempos da ribalta, passando pelo trabalho para a televisão nos anos 70, e culminando na fase da doença que o vitimou (viria a morrer, a 2 de Outubro de 1985, vítima de complicações associadas à Sida).
O filme realça de resto esta última fase da sua vida, em que o actor, descrito por quem melhor o conheceu como um solitário, experimentou a solidão causada por uma doença então quase desconhecida e altamente temida (dando-lhe um dos seus primeiros rostos famosos).

Sem comentários:

Enviar um comentário