Previsão do Tempo

sábado, 6 de novembro de 2010

Steve McQueen, morreu a7 de Novembro de 1980


Steve McQueen
(Ator de cinema norte-americano)
24-3-1930, Indianápolis, Indiana 
7-11-1980, Juárez, México




Actor de Hollywood, o mais legítimo sucessor de James Dean e Humphrey Bogart, alcançou grande popularidade a partir de 1963, ao atuar em 'Fugindo do Inferno' (The Great Escape) ao lado de James Coburn, James Gardner, Charles Bronson, Donald Pleasance, Richard Attenborough e David McCallun, cujo drama se desenrola num campo de concentração alemão e relata a história de um grupo de prisioneiros de guerra às voltas com tramas que visavam sua fuga. Nascido em Slater, no Missouri, McQueen nunca conheceu o pai. Menor de idade, cometeu algumas infrações e passou dois anos num reformatório da Califórnia, com o consentimento da mãe. 

Antes de entrar para o cinema, McQueen revelou uma notável versatilidade profissional, tendo sido fuzileiro naval por três anos, lenhador, perfurador de petróleo, barman, vendedor e técnico de televisão, além de apaixonado por corridas de carros e de motos. Com pouco mais de 20 anos, estudou arte dramática em Nova York e estreou nos palcos em 1955, ao substituir Ben Gazzara na peça Um Chapéu Cheio de Chuva. Iniciou a carreira cinematográfica em 1956, ao atuar como figurante em 'Marcado pela Sarjeta' (Somebody up there Likes Me), ao lado de Paul Newman. Em 1958, estrelou um seriado de televisão, 'Procurado Vivo ou Morto', que permaneceu no ar até 1961. Mesmo aos 40, Steve conservava a aparência de garotão, o jovem rebelde, indomável, outsider. Sem ter sido exatamente bonitão, embora muito fotogênico, ninguém o imaginava em papéis românticos, adocicados. Ficava melhor na pele de personagens obcecados por uma idéia fixa, a fuga ou a vingança, o roubo. Era a encarnação dos instintos e das sensações do homem, algumas vezes levados a extremos, como em cenas de diversos filmes seus retratando um instinto de violência ou a sensação de velocidade numa corrida de carro ou motocicleta. 

'My Husband, My Friend' é o nome de uma biografia escrita pela penúltima mulher do astro, Neile Adams Toffel, casados durante quinze anos. O livro destrói a imagem de durão de McQueen, revelando que ele era um homem sensível, indeciso e inseguro, incapaz de enfrentar a realidade. Logicamente, essas afirmações são de uma mulher humilhada publicamente e afetada pelo gênio explosivo do ator, além de sua infidelidade. Se casaram quando ele lutava para alcançar o estrelato, tendo assistido sua transformação em ídolo internacional na tela. Na opinião de Neile, é dificílimo ser casada com um superastro, pois a vida doméstica foge da normalidade. Ele vivia num paraíso em que as mulheres se jogavam para ele, muitas vezes na minha presença. Não é fácil viver com alguém assim. Steve costumava me contar que havia vezes em que não podia dizer "não". O actor faleceu aos 50 anos, em 7 de novembro de 1980.

Sem comentários:

Enviar um comentário