Previsão do Tempo

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Arthur C. Clarke nasceu a 16 de Dezembro de 1917


Arthur C. Clarke

Físico e matemático inglês, nasceu a 16 de Dezembro de 1917, na cidade de Minehead, Somerset, em Inglaterra, e faleceu a 19 de Março de 2008, no Sri Lanka.
Em 1936 mudou-se para Londres, onde trabalhou para a Sociedade Interplanetária Britânica, começando, por essa altura, a desenvolver experiências com materiais astronómicos.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi oficial da RAF (Royal Air Force) e esteve encarregado do equipamento do primeiro radar "talk-down".
Depois da guerra, Clarke voltou para a Sociedade Interplanetária Britânica, em Londres, de que foi presidente em 1946-1947 e 1950-1953.
Em 1945, publicou um artigo técnico com a designação Relatos extra-terrestres, onde previu, com 25 anos de antecedência, os princípios das comunicações com satélites em órbitas geoestacionárias. A sua invenção proporcionou-lhe numerosas condecorações, tais como a da Companhia Marconi Internacional, a do Laboratório de Pesquisa Física, um Troféu Lindbergh e uma Medalha de Ouro pelo Franklin Institute. Actualmente, a órbita geoestacionária a 42 mil quilómetros de distância é apelidada, pela União Astronómica Internacional, de órbita de Clarke.
A sua primeira obra com fins comerciais foi Rescue party, uma história escrita em Março de 1945 e vendida para a revista "Astounding Science", que a publicou no ano seguinte.
Em 1948, obteve pelo King's College de Londres a licenciatura em Física e Matemática com distinção.
Em 1954, Clarke escreveu algumas comunicações sobre aplicações dos satélites para a previsão do tempo, para o Dr. Harry Wexler, na altura chefe da Divisão dos Serviços Científicos, que dariam origem, mais tarde, a um novo ramo da meteorologia. Ainda nesse ano, Clarke começou a interessar-se pelos problemas marinhos.
Dez anos mais tarde, começou a trabalhar com Stanley Kubrick na escrita do filme 2001: Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey) e, quatro anos depois, foi nomeado, a propósito daquele filme e juntamente com Kubric, para o Óscar da Academia de Melhor Argumento Original.
Em 1985, publicou uma sequência para o livro 2001 que denominou de 2010: Odisseia dois.
Clarke ficou conhecido do público em geral pela participação em algumas séries televisivas nomeadamente: Arthur C. Clarke's Mysterious World em 1981, Arthur C. Clarke's World of strange Powers em 1984 e Walter Cronkite's Universe em 1981.
Escreveu ainda no domínio da ficção científica: A cidade e as estrelasChildhood's EndProfiles of de Future3001: A Odisseia final eRendezvous with Rama, pelo qual ganhou três troféus: Troféu HugoTroféu Nebula e Troféu John W. Campbell.
Clarke viveu desde 1956 em Colombo, no Sri Lanka, onde foi Chanceler da Universidade local e fundador do Centro de Tecnologia Avançada, que tem o seu nome. Recebeu, em Maio de 2000, o título de Sir.

Sem comentários:

Enviar um comentário