Previsão do Tempo

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Bo Diddley, nasceu a, 30 de Dezembro de 1928


Bo Diddley
(McComb, Mississippi, 30 de dezembro de 1928 — Archer, Flórida, 2 de junho de 2008), foi um influente cantor, compositor e guitarrista de blues norte-americano.Ellas McDaniel, mais conhecido por Bo Diddley, que significa algo como "garoto travesso", foi um dos percusores do Rock'n Roll. Com seu estilo único, batizado de "Batida, Bo Diddley", uma batida meio rumba que é feita usando-se a clave, influenciou vários grandes guitarristas como Muddy Waters e Buddy Holly. Para ele, o ritmo era a essência de sua música, sendo mais importante até que a melodia, isso explica suas músicas tão animadas e com batidas que marcam na memória.

Nascido no Missippippi, sem conhecer seu pai, sua mãe sem condições de criá-lo o entregou para a família McDaniel, sobrenome que adotou substituindo seu antigo nome Ellas Bates. Mudando-se com a família para Chicago em 1934, Ellas começa a atiçar sua aptidão musical, fazendo aulas de violino e tocando na orquestra da Igreja. Mas tudo muda quando ganha de sua irmã um violão aos 12 anos, então começa a praticar sozinho, mas ainda não muito perto blues, pois ele ainda era muito envolvido com a música clássica. Até que um dia conheceu o guitarrista Earl Hooker, que apresentou a música de seu primo famoso, John Lee Hooker, depois disso Bo Diddley percebe que o seu ramo deveria ser outro.

Não demorou muito e Bo se tornou um grande artista principalmente de R&B, compôs vários hits famosos como "I'm a Man", "Hey Bo Diddley", "Pretty Thing", "Roadrunner" entre tantos outros.
Seu estilo "beat Bo Diddley"(a famosa batida Bo Diddley) era explicada por ele da seguinte maneira: Como já havia tentado frustradamente ser baterista, e gostava muito de percursão, ele encorporava na guitarra batidas de bateria, o que deixava tão peculiar a sua musicalidade. Isso tudo e eu ainda não mencionei sua estilosa e diferente guitarra quadrada! Outra marca que faz dele um artista sem igual!

Mais tarde teve várias de sua canções regravadas por bandas como os Yadbirds, The Animals, Woolies e George Thorogood.
A 2 de Junho de 2008, em sua casa situada na Flórida, veio a falecer por insuficiência cardíaca.

O "garoto travesso" sabe da ajuda que deu na construção desse grande império chamado Rock 'N Roll e tenho plena certeza de que morreu em paz quanto à isso.

O difícil é escolher somente uma música que represente a grande entidade que foi, e ainda é, Bo Diddley.

Sem comentários:

Enviar um comentário