Previsão do Tempo

sábado, 11 de dezembro de 2010

Gustave Flaubert , nasceu a 12 de Dezembro de 1821

Gustave Flaubert 

Rouen, 1821 - Croisset, próximo de Rouen, 1880).

Escritor francês. A vida de Gustave Flaubert é a de um artista completamente dedicado a aperfeiçoar a sua arte. Filho de um cirurgião, sendo criança, em 1836, conhece Elise Foucault, objecto da grande e insatisfeita paixão da sua vida, que lhe inspira A Educação Sentimental. Em 1840 transfere-se para Paris para estudar Direito, mas descuida os estudos para viver no mundo das Letras. Pouco depois, por causa de uma grave doença nervosa, regressa a Rouen. Quando da morte do pai instala-se com a mãe e a sobrinha na casa de campo de Croisset. Nela vive o resto da sua vida, exceptuando as viagens e as temporadas em Paris. Em 1846 conhece a escritora Louise Colet, com quem manteve uma abundante correspondência até 1855. Em 1949-51 viaja pela Grécia, Itália e Médio Oriente. Em 1857 o seu romance Madame Bovary leva-o aos tribunais acusado de ofensa à moral e à religião. Em 1875, para salvar da falência o marido da sua sobrinha, vende todas as suas propriedades e tem que aceitar uma modesta pensão do Estado.    
Flaubert leva à perfeição o romance realista e consegue a mais completa harmonia entre a arte e a realidade. Para ele, a verdade e a beleza vão unidas; por isso põe tanto cuidado na sintaxe e na escolha do vocabulário e concede tanta importância à estrutura. Na sua obra literária, não muito extensa, Flaubert aspira à criação de um conjunto harmónico, à elaboração de toda uma trama simbólica que une os diferentes personagens. A sensibilidade de Flaubert chega a cair no sentimentalismo e, nesses momentos, entrega-se ao deísmo e a vagos sentimentos rousseaunianos envoltos em oratória; mas quando se recupera destes desvios a obra de Flaubert, trabalhada com uma ânsia de perfeição e um esforço quase dolorosos, é uma maravilha de harmonia e de realidade.    
Os romances e contos de Flaubert oferecem um panorama do realismo em diversos campos. Madame Bovary e Bouvard et Pécuchet movem-se no campo do realismo burguês.Salammbô no do realismo histórico. Os Três Contos caracterizam-se pelo seu realismo imaginativo e romântico e A Educação Sentimental mostra um amplo realismo vital.    
Madame Bovary é um romance de amor de enorme transcendência na literatura moderna. Conta o caso de uma burguesa provinciana com a imaginação exaltada pelas leituras românticas. Emma Bovary, levada pela ambição de uma vida mais intensa que a que pode dar-lhe o ambiente em que vive com o marido, um médico de aldeia medíocre e simples, corre várias infelizes e turvas aventuras com sem-vergonhas mais ou menos proveitos, precipitando-se num desespero escandaloso que a leva ao suicídio. Está maravilhosamente pintado o contraste entre as ansiedades apaixonadas e ardentes de Emma e a povoação e os personagens que a rodeiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário