Previsão do Tempo

sábado, 25 de dezembro de 2010

Louis Chevrolet nasceu a 25 de Dezembro de 1878



Louis Chevrolet nasceu na Suiça, em La Chaux-de-Fonds, em 1878. Filho de um relojoeiro, herdou do seu pai a paixão pela engenharia: em rapaz, Louis estava sempre a desmontar coisas, pois pretendia saber como funcionavam na tentativa de melhorá-las.

Aos 11 anos, quando foi trabalhar numa oficina de bicicletas, encontrou a segunda paixão: a velocidade. Como acontece com muitas crianças, Louis nunca se esqueceu da emoção da sua primeira descida com velocidade. No entanto, ao contrário da maioria, começou a pensar na forma de fazer as bicicletas andarem mais rápido.

Louis começou a construir e a competir com uma série de bicicletas – utilizando o dinheiro dos prémios para ajudar a criar os seis irmãos e irmãs.

Depois, por volta de 1896, o magnata americano Vanderbilt, que se encontrava em passeio, entrou na oficina, necessitando de reparações no seu triciclo motorizado. Louis reparou-o e Vanderbilt, impressionado, instigou-o a tentar a sorte na América.
Estrela das corridas

Em 1901, Louis mudou-se para Nova Iorque e arranjou emprego como mecânico e designer para a Dion-Bouton – o maior fabricante de automóveis do mundo.

Rapidamente, a paixão pelos automóveis de Louis tomou duas formas: o design e a competição.

Em 1905, ganhou a sua primeira corrida automóvel importante, estabelecendo um novo recorde de velocidade em terra ao percorrer 1,6 quilómetros em 52,8 segundos. No mesmo ano, começou uma série de vitórias consecutivas durante 15 anos nas pistas de corrida americanas, que o transformou numa estrela internacional.

Em 1911, Louis decidiu usar a fama para fundar a sua empresa de fabrico automóvel. Em parceria com Billy Durant, proprietário da General Company of New Jersey (posteriormente designada por General Motors), criou a Chevrolet Motor Car Company.

No dia 3 de Novembro de 1911, nasceu a Chevrolet Motor Car Company.
Construção de uma empresa

Nessa altura, Louis teve oportunidade de desenhar os automóveis com que sempre sonhou.

Queria fabricar automóveis com a melhor engenharia e mais seguros em estrada do que os outros. Queria também fabricá-los a um preço que a maioria das pessoas pudesse suportar.

A marca Chevrolet tornou-se num enorme sucesso: superando o Model T da Ford na sua posição de N.º 1 de vendas.

Actualmente a maioria das pessoas não recordam Louis como piloto, mas a sua empresa tornou-se mundialmente famosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário