Previsão do Tempo

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Luís Carrero Blanco foi morto a 20 de Dezembro de 1973

514230_etahistory2.jpg

Luís Carrero Blanco era, desde os tempos da Guerra Civil espanhola, um homem de confiança de Franco.

Com a chegada deste ao Poder, ocupou diversos cargos de Governo, sempre no topo da pirâmide do regime.

Em Junho de 1973, assumiu mesmo o comando do Governo de Espanha. Franco estava perto do fim e o Almirante Carrero Blanco era visto por alguns como um homem capaz de fazer uma transição.

Católico ferveroso, Carrero Blanco assistia diariamente à missa dos jesuítas, na igreja de São Francisco de Borja, situada nas imediações da Castellana, zona nobre de Madrid.

Com poucos cuidados de segurança, cumpria sempre o mesmo percurso, às mesmas horas, pelo que facilitou o trabalho de um comando da ETA que planeou eliminá-lo. Foi, então, montada pelos separatistas bascos a "Operação Ogro".

O comando separatista alugou um apartamento com cave situado na Rua de Claudio Coello, frente a uma das fachadas laterais do edifício dos jesuítas. Escavaram um túnel até meio da via e, a 20 de Dezembro de 1973, uma quinta-feira, colocaram sob uma caixa de saneamento uma carga brutal de mais de cem quilogramas de explosivos.
À passagem do carro de Carrero Blanco, saído da missa diária, os etarras accionaram a carga, que projectou o automóvel onde seguia o chefe do Governo até ao terraço do edifício dos jesuitas, numa altura correspondente à de um quinto piso.

Morria aí Carrero Blanco e nascia, no seio dos oposicionistas do franquismo, um slogan cruel, mas que se tornou popular, naquele tempo: "Arriba Franco, más alto que Carrero Blanco"

1 comentário:

  1. Hi,
    My name is Bogdan from Romania! I want to make friends!
    Can we be friends?? LinkExchange??
    My blog address is: www.bogdanstelistul.blogspot.com
    Thank you!!!!

    ResponderEliminar