Previsão do Tempo

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nelly Furtado nasceu a 2 de Dezembro de 1978

NELLY  FURTADO




Filha de Maria Manuela e António José Furtado, Nelly nasceu a 2 de Dezembro de 1978, em Victoria, Canadá, e foi baptizada de Nelly Kim Furtado em homenagem à ginasta soviética Nelli Kim.

Nelly é filha destes emigrantes açorianos que se estabeleceram no Canadá.  Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze.
 Começou a compôr as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.

Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto onde formou o duo Nelstar em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar  recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clipe nunca foi lançado.



Foi cantando no clube noturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Pilosopher Kings Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm like a Bird" e "Turn off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm like a Bird". O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografia" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espírito Latino."


A 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz a sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil' Jaz).

 O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. Este álbum teve singles de sucesso como "Powerless (say what you want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a musica "Força", que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 que ocorreu em Portugal. No dia 4 de julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.

Em 2006, fará a sua estréia no cinema com o filme Nobody's Hero, que conta como cenários o Canadá, Iraque e Espanha. O seu terceiro álbum, Loose, está nas lojas desde 20 de Junho de 2006. Os primeiros singles, "Promiscuous", Maneater e "No hay igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. O 
álbum ocupa o 1º lugar dos tops tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário