Previsão do Tempo

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Principais acontecimentos registados no dia 02 de Dezembro

Principais acontecimentos registados no dia 02 de Dezembro: "Dia internacional para a Abolição da Escravatura".


1790 - Tropas austríacas ocupam Bruxelas,


1804 - Napoleão Bonaparte auto-proclama-se imperador Napoleão I de França.


1805 - Trava-se a batalha de Austerlitz.


1823 - O presidente norte-americano, James Monroe, define o que passou a ser considerada a doutrina Monroe, política contra à expansão europeia no hemisfério Ocidental.


1848 - Francisco José I ascende a imperador da Áustria.


1852 - O segundo império francês, com Napoleão III coroado imperador, é proclamado.


1908 - Revolta na Boémia, Alemanha.


1942 - Uma reacção nuclear é demonstrada pela primeira vez por grupo de cientistas que trabalhavam num projecto secreto em Chicago, EUA.


1950 - As Nações Unidas aceitam a entrega da Eritreia à Etiópia.


1961 - A Grã-Bretanha recusa a independência do Uganda.


1970 - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) adopta um plano que visa o desenvolvimento das suas forças militares na década de 70.


1971 - Independência da Federação dos Emirados Árabes.

          - A sonda espacial soviética "Marte-3" aterra no planeta Marte, ao cabo de uma viagem de 470 milhões de quilómetros.


1980 - Moscovo (Rússia) nega que as sua tropas estariam a deslocar-se para a fronteira com a Polónia, na sequência da perturbação laboral verificada naquele território e que termina o perigo de estabilidade do Governo comunista.


1982 - Em Salt Lake city, Utah (EUA), cirurgiões substituem, em Salt Lake City, Utah (EUA), o coração de Barney Clark de 61 anos de idade, por um aparelho de plástico e metal, no que foi a primeira substituição permanente de um coração humano por um aparelho mecânico.


1983 - Os astronautas do vaivém espacial norte-americano "Columbia" conseguem misturar alumínio e zinco, liga impossível de se obter na terra.


1984 - Inaugura-se, na Itália, um dos maiores túneis da Europa, com 10,2 quilómetros de extensão, sob a montanha de Gran Sasso, ligando Assergi ao casal San Nicola (a Leste de Roma), que demorou mais de 15 anos a construir.


1986 - O general Ramon Camps, chefe da polícia da província de Buenos Aires durante o regime militar argentino, é condenado a 25 anos de prisão, depois de considerado culpado em 73 casos de tortura.


           - Manuel Fraga Iribarne apresenta a demissão da liderança da Aliança Popular, a direita espanhola.


1988 - Benazir Bhutto toma posse no cargo de primeira-ministra do Paquistão, tornando-se, assim, a primeira mulher a chefiar o governo de um país muçulmano.


1989 - A insurreição armada do partido Comunista malaio, que dura 41 anos, termina com a assinatura dos acordos de cessar-fogo, envolvendo 1.200 guerrilheiros daquela organização e os governos da Malásia e da Tailândia.


        - Os dirigentes norte-americano e soviético, Bush e Gorbachev, respectivamente reúnem-se em Cimeira, em La Valletta.


1990 - A coligação CDU/FDP, liderada pelo Chanceler Helmut Khol, vence, com 55 por cento dos votos, as primeiras eleições legislativas realizadas na Alemanha Unificada.


1993 - O columbiano Pablo Escobar, de 44 anos de idade, um dos mais famosos "barões da droga" do mundo, fugido há 16 meses da cadeia, é abatido a tiro pelas forças de segurança de Medellín.


1994 - O espanhol Juan Marse conquista o prémio europeu de literatura da Comissão Europeia, com a obra "El Embrujo de Shangai".


1995 - A I bienal do livro das culturas e da língua portuguesa inicia em Maputo, Moçambique.


1997 - Cento e 21 países, entre os quais Portugal, assinam, em Otawa (Canadá), o tratado para a proibição total de minas                 anti-pessoais.

1994 - O governo australiano concorda em compensar financeiramente os aborigénes australianos que foram recolocados durante os testes nucleares em Maralinga, durante os anos 50 e 60.


          - A polícias militar descobre uma gigantesca plantação de maconha, com 500 mil pés espalhados por ilhas no rio São Francisco.


         - No Rio Janeiro, o General Roberto Câmara Sena é designado para comandar a ação militar contra o tráfico de drogas e armas.


1995 - O Congresso nacional africano, do presidente Nelson Mandela, vence com 58% dos votos as primeiras eleições municipais multirraciais da África do Sul.


1997 - O presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da America Latina.


1998 - A Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender activistas do grupo Hamas.


1999 - Morre Charlie Byrd aos 74 anos de idade, guitarrista de jazz.
 

2007 - Governo Federal anuncia o início das transmissões da Televisão digital no Brasil.


          - Sport Club Corinthians Paulista rebaixado para a segunda divisão do Campeonato brasileiro de Futebol. O facto se deu em Porto Alegre, no Estádio Olímpico contra o Grêmio Football Porto Alegrense.


              Este é o tricentésimo trigésimo sexto dia do ano. Faltam 29 dias para acabar 2010.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário