Previsão do Tempo

domingo, 12 de dezembro de 2010

Wassily Kandinsky, morreu a 13 de Dezembro de 1944





Wassily Kandinsky (16 de Dezembro de 1866 – 13 de Dezembro de 1944) era um pintor e um teórico de arte Russo. É um dos 20 artistas os mais famosos do século, é creditado com pintar os primeiros trabalhos abstractos modernos. Kandinsky nasceu em Moscovo mas passou a sua infância em Odessa. Inscreveu-se na universidade de Moscovo nas áreas da economia.

Ele começou a fazer estudos de pintura aos 30 de idade. Em 1896 estabelecia-se em Munique e estudou na Academia de Artes Finas, em Munique. Foi novamente para Moscovo em 1914 depois que a 1ª Guerra Mundial começou. Retornando a Alemanha em 1921. Foi um professor na Bauhaus de 1922 até ser fechada pelos Nazis em 1933. Então viaja para França onde passou o resto da sua vida, tornando-se um cidadão francês em 1939. Morreu no Neuilly-sur-Seine em 1944.

As criações de Kandinsky puramente abstractas não chegaram de repente, mas foram produzidas após o desenvolvimento e longos períodos de pensamento teórico intenso baseado em suas experiências artísticas pessoais. Chamou esta devoção à beleza interna, fervor do espírito, e a necessidade interna do desejo profundamente espiritual, que era um aspecto central de sua arte.

Kandinsky aprendeu uma variedade de fontes inspiradoras durante sua juventude e vida em Moscovo. Mais tarde em sua vida, recordaria ser fascinado e estimulado pela cor, como em criança.

O fascínio com a cor continuou enquanto cresceu, embora parecesse não ter feito nenhuma tentativa de estudar a arte. Em 1889 era parte de um grupo de pesquisa etnográfica viajava ao norte da região de Vologda de Moscovo.

Nos olhares no passado relaciona-se que as casas e as igrejas que estiveram decoradas com bastantes cores. A experiência e seu estudo da arte popular na região, no detalhe o uso de cores brilhantes em um fundo escuro, foram reflectidos em muitos seu trabalhos. Alguns anos mais tarde, relacionou primeiramente o acto de pintar a criar a música na maneira para que mais tarde se tornaria notável e se escreveria, “cor é o teclado, os olhos é o martelo, a alma é o piano com as cordas.”

Em 1896, na idade de 30, Kandinsky deu fim a uma carreira promissora na economia e inscreve-se na escola de Arte de Munique. Não foi concedido imediatamente a admissão em Munique, mas começou a aprender a arte pelos seus próprios meios.

Também em 1896, antes de sair de Moscovo, viu uma exibição das pinturas por Monet e falou particularmente com impressionistas famosos, que lhe deram sentido poderoso de independência da cor.

Foi influenciado similarmente durante este período pela ópera Lohengrin de Richard Wagner.

Kandinsky foi influenciado também espiritual pelo H. P. Blavatsky (1831-91), o exponente mais importante da Teosofia dos tempos modernos. A teoria teosófica defende que a criação é uma progressão geométrica, começando com um único ponto.

O aspecto criativo dos formulários é expressado pela série descendente dos círculos, dos triângulos, e dos quadrados. O livro de Kandinsky Conceito Espiritual na Arte (1910) e Ponto e Linha do Plano (1926) ecoou este teor básico da Teosofia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário