Previsão do Tempo

sábado, 1 de janeiro de 2011

A 1 de Janeiro de 2002 entrou a vigorar a moeda EURO

A 1 de Janeiro de 2002 entrou a vigorar a moeda EURO

Os Doze países europeus, com a excepção do Reino Unido, Suécia e Dinamarca, aceitaram criar uma moeda única para obviar aos custos cambiais entre as diferentes moedas europeias, criar um amplo espaço económico com idêntica divisa e estabilidade nos preços, bem como defender o espaço económico da instabilidade económica internacional.

A criação de um sistema monetário único é um dos passos fundamentais da criação da UE. Só que ainda falta outro, também importante, que será a criação de um verdadeiro espaço político consistente e a uma só voz.

A 1 de Janeiro de 2002, os Doze Estados-membros dizem-se preparados para actuar em euros e prescindir das suas moedas e notas nacionais, que constituíram até agora a identidade histórica do país. Com maior ou menor grau de dificuldade, todos afirmam que as suas populações conhecem o valor da nova moeda e a data de entrada em vigor. Os maiores problemas poderão residir na conversão dos preços em euros, a partir das moedas nacionais. Aí, poderá acontecer que muitos se aproveitem dos arredondamentos para fazer subir o preço dos produtos e, dessa forma, sair beneficiado com a alteração da moeda. Se isso acontecer de uma forma extensiva, poderemos ser afectados por um período de inflação dos preços que em nada abona os objectivos de cumprimento do pacto de estabilidade e crescimento europeus

Sem comentários:

Enviar um comentário