Previsão do Tempo

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A 3 de Janeiro de 1970 - Salvador Allende assume a presidência do Chile

Salvador Allende


'''Salvador Allende Gossens'''
( Valparaíso , 26 de junho de 1908 — Santiago do Chile, 11 de Setembro de 1973) foi um medicina|médico , política|político e estadista chileno. Foi o primeiro marxista eleito democraticamente presidente da república na América Latina .

Filho do advogado e notário Salvador Allende Castro e de Laura Gossens Uribe, Allende casou-se em 1940 com Hortensia Bussi Soto, com quem teve filhas: Paz, Isabel e Beatriz.
Image:Allende.jpg|thumb|left|Estátua de Salvador Allende

Começa a carreira política como deputado em 1937 e ocupa o Ministério da Saúde de 1939 a 1942. Foi senador em 1952 pelo Partido Socialista do Chile. Concorre à Presidência da República em 1952 e em 1958.

Em 1964, é novamente derrotado nas eleições à Presidência da República. Nas eleições presidenciais de 1970 concorre como candidato da coalizão de esquerda Unidade Popular (UP). Embora sem maioria absoluta, conquista o primeiro lugar com 36,2% dos votos e tem seu nome confirmado pelo Congresso.

Allende assume a presidência e tenta socializar a economia chilena, com base num projeto de reforma agrária e nacionalização das indústria s. A sua política, a chamada «via chilena para o socialismo», pretende uma transição pacífica para uma sociedade mais justa, de raiz socializante. Nacionaliza os bancos, as minas de cobre e algumas grandes empresas, e enfrenta pressões políticas norte-americanas. Em setembro de1973, com ostensivo apoio dos Estados Unidos da América|Estados Unidos , as Forças Armadas dão um sangrento golpe de Estado que derruba o governo da UP. Há duas versões aceitas sobre a morte de Allende, uma é que ele se suicida no Palácio de La Moneda , cercado por tropas do Exército com a arma que lhe foi dada por Fidel Castro, mas a outra versão é que ele foi assassinado pelas tropas invasoras, sua sobrinha Isabel Allende é uma das que acredita que seu tio fora assassinado.

Sem comentários:

Enviar um comentário