Previsão do Tempo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

José Carlos Aranha Manga, nasceu a 6 de Janeiro de 1928


José Carlos Aranha Manga
Natural de: Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nascimento: 6 de Janeiro de 1928

Nascido em 06 de janeiro de 1928, Carlos Manga foi levado aos estúdios da Atlântida pelas mãos do ator e cantor Cyll Farney. Assumindo as mais diversas funções na produtora, teve como “mestres” de seu aprendizado cinematográfico o montador Waldemar “Didi” Noya e o cenógrafo, roteirista e diretor José Cajado Filho.
Depois de experimentar a direção nos números musicais de Carnaval Atlântida (1952), de José Carlos Burle, Manga assumiu definitivamente a função de diretor em A dupla do barulho (1953), primeiro filme em que Oscarito e Grande Otelo atuam como um duo, no que se tornaria uma das parcerias mais bem-sucedidas do humor brasileiro. Em seguida, dirigiu alguns dos maiores clássicos da chanchada, como Nem Sansão nem Dalila (1954), Matar ou correr (1954), Garotas e samba (1957), De vento em popa (1957), Esse milhão é meu (1958) e O homem do Sputnik (1959), entre inúmeros outros sucessos. A partir dos anos 1960, iniciou uma nova fase de sua carreira, realizando programas, novelas e minisséries para a Rede Globo.
A mostra ASSIM É CARLOS MANGA exibe algumas das mais representativas obras do diretor. Além de A dupla do barulho e O homem do Sputnki, compõem a programação os filmes Vamos com calma (1955), com números musicais de Ataulfo Alves, Emilinha Borba, Nora Ney e Isaurinha Garcia;Garotas e samba (1957), último musical da Atlântida e paródia de Como agarrar um milionário, grande sucesso de Hollywood; Entre mulheres e espiões (1962), com argumento do escritor paulistano Marcos Rey; O marginal(1974), experiência atípica de Manga no terreno do drama policial, protagonizada por Tarcísio Meira; e, fechando o ciclo, Assim era a Atlântida, documentário sobre a lendária produtora, reunindo entrevistas, imagens de arquivo e cenas de seus mais marcantes filmes. Numa oportunidade rara e imperdível, Carlos Manga em pessoa apresenta, no dia 7, quarta-feira, às 20h00, uma divertida palestra ilustrada com trechos de seus principais filmes, na qual fala sobre sua trajetória artística, contando histórias de bastidores e curiosidades de uma das mais longevas e brilhantes carreiras do audiovisual brasileiro. A palestra tem entrada gratuita.

1 comentário:

  1. Ele foi realmente o melhor diretor de cinema brasileiro. Alem de ser o tio que não vejo há 60 anos.
    Angela.

    ResponderEliminar