Previsão do Tempo

domingo, 2 de janeiro de 2011

José Maria Monteiro, morreu a 2 de Janeiro de 2010



O actor José Maria Monteiro estreou como ator na peça ‘O filho pródigo’, de 1947, onde era o protagonista, com o Teatro Experimental do Negro, ao lado de Ruth de Souza e Abdias do Nascimento. Natural de Campos (RJ), nascido em 15 de maio de 1923, trabalhou também na televisão, em teleteatros como ‘O círculo de giz caucasiano’ e ‘Toda nudez será castigada’, da Tupi, no final dos anos 60.

Depois, participou de novelas como ‘Escrava Isaura’, interpretando o Capitão Andrade; ‘O feijão e o sonho’; ‘Sinhazinha Flô’; ‘Cabocla’ e ‘Sétimo sentido’. ‘Olho por olho’, da Manchete, em 88, foi seu último papel na TV. José Maria se destacou, porém, no teatro, ao lado das companhias teatrais de Eva Todor, Nicette Bruno e Paulo Goulart e do grupo Os Artistas Unidos.

Como diretor, esteve à frente de espetáculos montados pela Companhia Dramática Nacional, como a peça ‘A falecida’, de Nelson Rodrigues, em 1953. A montagem lhe rendeu o prêmio de melhor diretor teatral pela Associação Brasileira de Críticos Teatrais. Na década de 50, fundou o Teatro dos Novos e passou a atuar e a dirigir em montagens como ‘Antes da missa’, ‘O guarani’, ‘A mulher do diabo’, ‘Os brasileiros de Nova York’ e ‘A vida não é nossa’.

Integrou também a Companhia de Maria Della Costa, o Teatro Nacional de Comédia e o Teatro Popular de Arte. Esteve na peça ‘O pai’ e escreveu ‘Prima dona’, ‘O discípulo’, ‘Casal burguês’, entre outras, além de ‘Abertura de um testamento’, que marcou sua estreia como diretor. No cargo, recebeu críticas pesadas que o acusaram de fazer uma direção superficial e descuidada. José Maria Monteiro morreu em 2 de janeiro, aos 86 anos, de causas naturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário